Podcast Essa Geração (Temporada 6 – Decolonialidade)

Você sabe como a decolonialidade influencia a sua vida? E se disséssemos que ela está muito mais presente do que você imagina? Pois bem, a sexta temporada do podcast Essa Geração, desta vez com parceria do Geledés – Instituto da Mulher Negra, tem a decolonialidade como tema central.

Você poderá conferir as diversas variáveis sobre decolonialidade em cinco episódios pelas/os jovens do Geledés. Cada um deles passa por um aspecto específico sobre o tema: educação, desenvolvimento de lideranças emergentes, perspectivas tecnológicas e até mesmo no empreendedorismo negro com recorte de classe.

Sendo assim, bateu o interesse em saber sobre os múltiplos reflexos da decolonialidade no seu dia a dia? Confira todos os episódios – e, é claro, os diálogos com quem sabe falar com propriedade sobre esses temas – no seu agregador favorito de podcasts:

Confira o teaser da temporada sobre decolonialidade do Essa Geração:

Episódio 1: O que é decolonialidade?

O primeiro episódio é voltado à decolonialidade e ao olhar atento da juventude negra diante dos processos de subalternização que permeiam diversos campos sociais. Desse modo trata-se de convite para compreendermos como diferentes gerações estão dedicadas incansavelmente a desconstruir os padrões hegemônicos que há tanto tempo oprimem e diminuem o valor das identidades diaspóricas e subalternas.

Nesse sentido, o episódio mostrará a importância de haver espaço, valorização e protagonismo para essas identidades. Por meio de discussões profundas, debates e entrevistas, o objetivo do episódio – e da temporada – é desconstruir narrativas opressoras. Ainda, o foco é mostrar que, apesar da complexidade, as práticas decoloniais estão mais próximas do que se imagina.

Episódio 2: Educação decolonial

A minha educação é ou foi decolonial e eu não tava sabendo? Sendo assim, o segundo episódio promove diálogo com Tânia Portella, pesquisadora e doutora em estudos de raça e educação. Por meio de análises profundas e reflexões inspiradoras, a busca é estimular a transformação a partir da educação.

Episódio 3: Lideranças emergentes decoloniais

Você sabe o que são lideranças emergentes? Esse é o tema do terceiro episódio da temporada. Assim sendo, dois jovens da zona norte de São Paulo participam de bate-papo sobre o tema. E para o bate-papo, nós convidamos dois jovens da periferia da zona norte de São Paulo. Um deles é Miguel Benigno, fotógrafo e cofundador do Di Quebra Podcast. Participa também Vinicius Santana (Vinaum), criador da página Quebrada Cult e mestrando em filosofia política.

O diálogo passa por diferentes papéis na influência da comunidade negra e reflexões sobre o impacto de suas vozes tem na representatividade periférica. Ou seja: é uma conversa sobre o papel dos jovens negros na transformação social.

Episódio 4: Tecnologia decolonial

O quarto episódio promove debate sobre a importância de questionar a decolonialidade na tecnologia. A hacker antirracista e cientista Nina Da Hora compartilha insights inspiradores sobre como a comunidade negra tem sido marginalizada nesse espaço. Desse modo, o diálogo retrata possibilidades para hackear a tecnologia e, assim, promover maior igualdade racial e justiça social.

Episódio 5: Emprego e decolonialidade

O episódio de encerramento da temporada coloca no dentro do debate a importância da economia coletiva e solidária na sociedade, principalmente em grupos vulneráveis. Assim sendo, a trancista e ativista Evelyn Daisy e Fernanda Chagas, da organização cooperativa Fazemos, participam do diálogo. Elas trazem suas experiências com seus projetos sociais de acolhimento e auxílio social e ativismo. É possível pensar em formas de solidariedade, empregabilidade e economia coletiva em uma sociedade cada vez mais individualizada?

Ficha técnica da temporada

Direção Geral: Arielly Tombô, Brisas Project, Caco Carvalho, Cássia Nunes, Éden, Ester Francisco, Frances Gonçalves, Júlia Risério, Maria Irmany, Nathalie Rocha, Salette Jorge, Sara Gama e Tatiana Pereira

Roteiro: Arielly Tombô , Éden, Frances Gonçalves, Maria Irmany e Sara Gama

Produção executiva: Caco Carvalho, Cássia Nunes, Brisas Project, Nathalie Rocha e Tatiana Pereira