Fundação Tide Setubal
Home > Atuação > Programas de Influência >
Imagem do cabeçalho

Nova Economia e Desenvolvimento Territorial

O desenvolvimento econômico e urbano das regiões periféricas é elemento central no enfrentamento das desigualdades socioespaciais nas grandes cidades brasileiras. A inclusão produtiva das periferias, por meio do fomento a modelos de negócio inovadores e da criação de sinergias que ampliem a empregabilidade dos indivíduos dos territórios, é também uma forma de reduzir o abismo social que tem como uma de suas causas a discriminação racial.

Olhar para territórios periféricos com o intuito de impulsionar suas abundantes cadeias criativas, empreendedoras e produtivas, além de incentivar e fomentar ações que impactem positivamente esses espaços, faz parte dos objetivos do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial. Atuando coletivamente com outros agentes que também almejam o impacto social, o programa busca estruturar e executar iniciativas que possam servir de referência para implantação em diferentes meios onde o protagonista seja de origem periférica.

O foco é direcionado a projetos de empreendedorismo e empregabilidade, buscando também o desenvolvimento das periferias no quesito infraestrutura. Estão entre as ações:

•  um diferenciado programa de aceleração de negócios em 360º da estruturação, com fomento à escala de empreendimentos para fortalecer o ecossistema local, inserindo o que há muito tempo já vem sendo feito por sua população para alimentar a cadeia produtiva e geração de renda;
  •  ciclo amplo de desenvolvimento profissional com elaboração adequada de currículos, conexão com empresas do próprio distrito e orientação para entrevistas de emprego;
  •  formação de programadores para inclusão de pessoas periféricas em profissões do mercado tecnológico.

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Democracia e Cidadania Ativa Cidades e Desenvolvimento Urbano Planejamento e Orçamento Público Raça e Gênero