Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho

Projetos apoiados

O território importa! Esse é um valor fundamental na atuação da Fundação Tide Setubal no desenvolvimento das periferias. As áreas periféricas são ricas em potência, mas as desigualdades socioespaciais as impactam de modo extremo e reforçam a opressão sofrida por mulheres e pela população negra.

Para mudar esse cenário, além de sua presença no Jardim Lapena, onde tem seu núcleo de prática local, a Fundação busca fortalecer a capacidade criativa de lideranças, organizações e coletivos. Esse movimento ganhou força a partir da celebração de sua primeira década de trabalho, quando a Fundação ampliou sua atuação para além da zona leste de São Paulo, chegando a outras periferias da capital para conhecer e apoiar suas experiências. Com o Matchfunding Enfrente, edital colaborativo desenvolvido em parceria com a plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, a Fundação chegou a outras periferias do Brasil.

A área de fomento também aloca recursos em universidades, institutos de pesquisa e organizações do terceiro setor quando se dedicam a produzir conhecimento capaz de melhorar a qualidade de vida e gerar oportunidades para a ampliação do investimento e o reconhecimento da potência existente nas periferias. A Fundação apoia ainda o processo contínuo de estruturação e aprendizado do campo do investimento social privado no Brasil para criar um ambiente mais seguro, estável e fértil para as diferentes iniciativas filantrópicas existentes, que, muitas vezes, ocorrem de maneira isolada e dispersa, reduzindo, assim, as chances de produzir impacto social. Produções e ações de comunicação de causa também são fomentadas pela Fundação Tide Setubal na perspectiva de promover o diálogo com a sociedade civil, fortalecendo a democracia.
Gráfico que ilustra que em 2019 a Fundação Tide Setubal apoiou 49 projetos com um total de R$2,29mi

Desse total, R$ 1.132.967,31 foram destinados ao fortalecimento de lideranças periféricas; R$ 660 mil, para a mobilização de organizações do investimento social privado (ISP) e da sociedade civil; R$ 473,9 mil diziam respeito ao apoio à pesquisa e R$ 30 mil foram relativos ao desenvolvimento do Jardim Lapena.

Já em âmbito regional, R$ 2.074.367,31 foram destinados a iniciativas e organizações sediados em São Paulo; R$ 200 mil, para as que atuam no Rio de Janeiro; e R$ 22,5 mil foram repassados para projetos e institutos em Minas Gerais.
Apoio à pesquisa: R$473.900,00; Desenvolvimento do Jardim Lapenna: R$30.000,00; Fortalecimento de lideranças periféricas: R$1.132.967,31; Mobilização de ISP e da Sociedade Civil: R$ 660.000,00RJ: R$ 200.000,00; SP: 2.074.367,31; MG: R$22.5000,00

Apoio crescente e contínuo

Em 2020, a Fundação Tide Setubal apoiou 47 projetos, com total de R$4,45mi

Dentro desse valor, o montante repassado para o apoio à pesquisa foi R$ 1.393.568,40 e R$ 1.323.600 abrangeram o fortalecimento de lideranças periféricas. Ainda, instituições e iniciativas ligadas à mobilização de ISP e da sociedade civil foram contempladas com R$ 1.192.500 e, por fim, R$ 548.909 foram destinados ao desenvolvimento do Jardim Lapena.

Deste modo, atores, institutos e iniciativas atuantes em São Paulo receberam R$ 4.270.577,40, ao passo que o valor destinado a tais projetos baseados no Rio de Janeiro foi de R$188 mil.
Apoio à pesquisa: R$1.393.568,40; Desenvolvimento do Jardim Lapenna: R$548.909,00; Fortalecimento de lideranças periféricas: R$1.323.600,00; Mobilização de ISP e da Sociedade Civil: R$ 1.192.500,00RJ: R$188.000,00; SP: R$4.270.577,40

Efeito Matchfunding

Por meio da onda Enfrente o Corona, desenvolvida dentro do Matchfunding Enfrente em caráter emergencial para mitigar os efeitos da Covid-19 nas periferias urbanas de todo o Brasil, 265 iniciativas foram potencializadas para atuar em favor das comunidades dos seus respectivos territórios de atuação.

O valor total dos recursos repassados a elas foi superior a R$ 4,76 milhões, sendo que esse valor foi incorporado aos R$ 2,43 mil arrecadados por meio de crowdfunding. Nesse caso, vale ressaltar que a cada R$ 1 captado via financiamento coletivo, o Fundo Enfrente repassou outros R$ 2.

Durante a onda Enfrente o Corona, iniciativas de 24 unidades federativas (23 estados e o Distrito Federal) foram contempladas com os valores citados.

Baixe os dados de Fomento de 2019

Baixe os dados de Fomento de 2020

Baixe os dados de Fomento do Matchfunding Enfrente

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas Apoio à pesquisa Mobilização de ISP e da sociedade civil