Podcast Essa Geração (Temporada 3)

A terceira temporada do podcast Essa Geração mergulha no universo dos jovens para entender a maneira como é o engajamento político deles e como as redes sociais são usadas para disseminar as mensagens e causas defendidas por esse grupo.

O foco é a história da estudante de Biologia Samela Sateré-Mawé tem 25 anos, estuda Biologia e é de Manaus (AM). Nascida na Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, ela sempre esteve envolvida na luta pelos direitos do seu povo e do meio ambiente. Samela Sateré-Mawé, 25, de Manaus (AM).

Mas, por ser jovem, ela percebe que muitas vezes seus conhecimentos são desacreditados. Como fazer para que acreditem mais nessa geração?

Desse modo, confira o desenrolar da jornada de Samela nos episódios disponíveis no seu agregador favorito de podcasts:

Trata-se de logo da Amazon Music.Trata-se de logo da Apple Podcasts.Trata-se de logo da Castbox.Trata-se de logo da Deezer.Trata-se de logo do Google Podcasts.Trata-se de logo do Spotify.

Confira os episódios

Essa Geração Envolvida com Política acompanha a trajetória de Samela Sateré-Mawé, estudante Biologia e de Manaus (AM). Nascida na Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, ela sempre esteve envolvida na luta pelos direitos do seu povo e do meio ambiente. No entanto, por ser jovem, percebe que muitas vezes seus conhecimentos são desacreditados. Nesse sentido, como fazer para que acreditem mais nessa geração?

Em Essa Geração da Internet, assim como a maioria dos jovens, Samela Sateré-Mawé tem acesso à internet. Assim sendo, ela usa as redes sociais para comunicar sobre a luta dos povos indígenas e ajudar a quebrar estereótipos. Durante a pandemia, o seu ativismo digital ganhou evidência, e, sendo assim, mobilizou pessoas e chegou até os partidos políticos. Afinal, Samela pretende se candidatar?

Por fim, em Essa Geração que Quer Deixar um Legado, episódio de encerramento da temporada, Samela foi uma das 40 representantes dos povos indígenas brasileiros no maior encontro sobre o clima (COP26), em Glasgow, no Reino Unido. Essa viagem a conectou ainda mais com o legado das suas ancestrais e a fez pensar em como ela quer representar o seu povo hoje.

Para falar com a equipe: podcastessageracao@ftas.org.br