Edital Territórios Clínicos 2021/2022

A primeira edição do Edital Territórios Clínicos aconteceu no biênio 2021/2022. À época, o objetivo consistiu em desenvolver linha de fomento por meio da qual são apoiados projetos, pesquisas teóricas, grupos, iniciativas e coletivos dos diversos territórios atuantes no campo da saúde mental. O convite para as organizações ocorreu por meio de carta-convite.

As ações apoiadas no biênio 2021/2022 do Edital Territórios Clínicos são:

Casa de Marias

Localizada na periferia leste de São Paulo, a Casa de Marias conta com equipe composta por 26 psicoterapeutas. A maioria é negra e periférica, atuando nas mais diversas abordagens teórico-clínicas. Com o fomento, o projeto executou projetos diferentes sob os eixos atendimento clínico, formação e pesquisa. Objetiva-se também, finalmente, impulsionar sonhos e tirar do papel projetos que atuarão junto a mulheres negras e periféricas.

Grupo Veredas – Psicanálise e Imigração

O grupo atua há mais de 15 anos com a população imigrante da cidade de São Paulo e região. Nesse sentido, a atuação ocorre com redes e profissionais que desenvolvem ações de acolhimento, defesa de direitos e atendimento a essa população. Desse modo, o projeto visa aprofundar e segmentar atividades já desenvolvidas, para ampliar o escopo de casos atendidos. Idem para promover debates públicos, científicos e culturais sobre a causa; aprimorar redes; sustentar formação continuada e potencializar lideranças.

Instituto AMMA Psique e Negritude

Ao partir da constatação empírica e teórica de que o racismo apresenta efeitos subjetivos, desdobrando em elaborações e identificações das mais variadas ordens, como continuidade do curso teórico-vivencial, a formação do instituto se propõe a discutir intervenções clínicas pautadas pela compreensão dos processos intrapsíquicos, grupais e institucionais acerca do racismo e suas intersecções. Nesse sentido, o projeto dirige-se ao público interessado na interface do cuidado em saúde mental no âmbito público e privado.

Margens Clínicas

Ao partir da premissa que os efeitos psicossociais da violência, sobretudo de Estado, aleijam os sujeitos da sensibilidade, criatividade e capacidade de expressão e autonomia, pretende-se, com base na teoria e prática psicanalítica, capacitar gestores, profissionais dos serviços públicos do SUS e SUAS e e agentes do território. Assim sendo, isso ocorre por meio de métodos clínicos, individuais e comunitários, para uma escuta eticamente orientada, que considere o sujeito desde a perspectiva de saúde integral.

PerifAnálise

O projeto visa aproximar a prática psicanalítica das periferias, e as periferias da prática psicanalítica, para torná-la disponível e acessível para além das centralidades. O foco, desse modo, consiste na democratização dos saberes e das subjetividades periféricas. A iniciativa acredita também que a escola pública é um espaço potente para a democratização da psicanálise, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento humano em que possa se servir da ética psicanalítica.

Roda Terapêutica das Pretas

A iniciativa surge da demanda de romper com uma sociedade desigual. Isso ocorre ao oferecer escuta e acolhimento a mulheres negras para o exercício de cuidado da saúde desse grupo. Ou seja, a existência deste projeto visa construir espaços de acolhimento, identificação e potência para as mulheres atendidas. Assim sendo, isso ocorre por meio de grupos terapêuticos e oficinas ministrados por psicólogas negras e em seus próprios territórios, o direito ao cuidado de sua saúde mental e emocional com acompanhamento de profissionais que têm escuta atenta às questões de gênero, raça, classe, territorialidade e sexualidade.

SUR Psicanálise

O projeto visa desenvolver novos dispositivos clínicos de atendimento em psicanálise nos territórios periféricos da cidade e desenvolver escuta territorial, buscando captar as principais demandas em saúde mental nas zonas sul e leste de São Paulo. Sendo assim, a partir da escuta territorial, serão construídos dispositivos de atendimento online para contemplar a demanda encontrada.