Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho

Matchfunding Enfrente

A potência presente nas periferias brasileiras gera conhecimento, inovação e soluções que melhoram a qualidade de vida das comunidades. Conhecer e apoiar essas iniciativas é o objetivo do Matchfunding Enfrente, porque o TERRITÓRIO IMPORTA.

O Matchfunding Enfrente, lançado em 2019, é uma nova modalidade de fomento e apoio que mistura financiamento coletivo (crowdfunding) e aporte direto da Fundação Tide Setubal e seus parceiros.

Os projetos selecionados realizam uma campanha de captação e, para cada R$ 1 doado, outros R$ 2 são aportados por um fundo composto pela Fundação Tide Setubal e demais instituições parceiras. Ou seja, as contribuições são triplicadas por esse fundo.

• 1.

A primeira onda do Matchfunding Enfrente selecionou 15 projetos para potencialização e captação de contribuições na plataforma Benfeitoria.

• 3.

Foram apoiadas 265 iniciativas das periferias urbanas na onda de enfrentamento dos efeitos da Covid-19 que puderam prestar assistência às respectivas comunidades das quais fazem parte.

• 2.

A onda de enfrentamento dos efeitos da Covid-19 mobilizou mais de R$ 7 milhões para iniciativas das periferias urbanas de todo o Brasil.

• 4.

Quinze projetos com impacto planejados para três anos serão selecionados na nova etapa do edital para captar R$ 90 mil anuais – R$ 30 mil do coletivo e R$ 60 mil originários do fundo.

Saiba mais sobre o edital

Como participar

Interessados poderão acessar o site benfeitoria.com/enfrente e preencher o formulário de inscrição na plataforma. Iniciativas de qualquer coletivo, pessoa física e pessoa jurídica – com ou sem fins lucrativos –, que tenham sido idealizadas ou sejam lideradas por pessoas de origem periférica poderão participar e inscrever-se.

Os projetos inscritos passarão por um processo de análise e curadoria em que, no final, as iniciativas selecionadas passam por processo de capacitação da Benfeitoria e R$ 2 mil para a elaboração dos materiais e acompanhamento da campanha de captação via público e via fundo.

• 1. Inscreva-se

Acesse benfeitoria.com/enfrente para preencher o formulário de inscrição com o seu projeto.

• 2. Análise

Quinze iniciativas serão selecionadas para entrar na plataforma após análise da equipe curadora.

• 3. Captação

Os projetos passarão por processo de captação por meio de doações individuais. A cada R$ 1 doado, o fundo injetará mais R$ 2. Esse processo acontecerá a cada três anos.

20 Julho a 30 agosto

Chamada Criativa

Hora de juntar as ideias, fazer umas contas e preencher o formulário. Essa é a fase de inscrição das iniciativas.

Seleção de iniciativas

Fundação Tide Setubal e Benfeitoria, com base nos critérios de seleção, vão avaliar os projetos e definir até 15 selecionados.

Consultoria especial

Cada selecionado receberá consultoria da Benfeitoria e R$ 2 mil para preparação da sua campanha. Além do acompanhamento na arrecadação.

Novembro a 20 dezembro

Campanha de arrecadação

Hora de mobilizar a rede para financiar seu projeto. Para cada R$1 arrecadado, o Fundo Enfrente investe mais R$2 e ainda dá uma força na divulgação.

Realização dos projetos

Entendemos que cada projeto tem seu ritmo, mas todos precisam lançar em até 3 meses após o recebimento do recurso.

Como apoiar

Para colaborar com o Fundo Colaborativo Enfrente e investir no fomento de projetos atuantes nas periferias urbanas do Brasil é simples!

Acesse benfeitoria.com/enfrente e apoiá-lo com contribuições a partir de R$ 20. Podem contribuir pessoas físicas, empresas e instituições. As instituições apoiadoras do fundo são Fundação Tide Setubal, Itaú Social, Instituto Galo da Manhã, Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Fundação Feac, Fundação Arymax, Instituto Humanize, Instituto GPA e Instituto Arapyaú.

Outra possibilidade para contribuir com iniciativas que potencializam as periferias urbanas é a doação na plataforma do Matchfunding Enfrente no site da Benfeitoria: basta escolher uma das iniciativas selecionadas e colaborar com ela. A cada R$ 1 doado, o Fundo Colaborativo Enfrente injetará outros R$ 2 para impulsionar os valores disponibilizados.

Junte-se à nossa iniciativa e colabore para o enfrentamento das desigualdades nas periferias urbanas.

Conheça os projetosLink ExternoFazer uma doaçãoLink Externo

Iniciativas apoiadas

A onda atual do Matchfunding Enfrente potencializará 15 iniciativas de impacto urbano e socioeconômico, que desenvolveram projetos com três anos de duração, para captar R$ 90 mil por ano durante esse mesmo período. Colabore e contribua para impulsionar a potência das periferias de todo o Brasil!

Conheça as iniciativasLink Externo