Home > Atuação > Programas de Influência >

Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso

As desigualdades envolvendo questões raciais no Brasil são alarmantes e os dados apontam a sub-representação e a exclusão de negros e negras em diversas esferas da sociedade brasileira. A população negra apresenta dificuldades tanto para acessar o mercado de trabalho quanto para se desenvolver nele, e a parcela de negros e negras vai diminuindo à medida que se eleva o nível hierárquico. Além da ausência de políticas afirmativas nas grandes empresas e instituições, há baixa representatividade dessa população e de mulheres nos espaços de poder.

No campo do investimento social privado, a diversidade e a equidade racial são temas transversais ainda pouco presentes em editais, com uma minoria de atores e fundações que assumem as questões de raça e gênero como causa.

Anteriormente sob o nome Programa Raça e Gênero, o atual Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso tem como objetivo ampliar a participação de pessoas negras em espaços de decisão e poder. Desse modo, adota frentes de trabalho que se traduzem em três resultados principais:

• Lideranças negras mais preparadas e fortalecidas;
  • Instituições de ensino, empresariais e governamentais mais inclusivas em relação à equidade racial;
  • Participação do ISP na promoção da equidade racial ampliada e efetivada por meio de ações práticas”.

Novos horizontes e oportunidades de acesso

O Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso adotou a nova nomenclatura para alinhar melhor o programa com seu objetivo. Essa lógica manifesta-se por meio do destaque ao fortalecimento das lideranças negras e o impulsionamento da equidade racial em espaços institucionais de poder e de decisão.

Além disso, é crucial reconhecer que a luta contra o racismo e a promoção de ações antirracistas devem e estão presentes em todas as iniciativas e estruturas da Fundação. Isso significa afirmar que o compromisso com a causa ampla, seja ele reflexivo e/ou prático, permeia transversalmente todos os programas e áreas da instituição.

Nesse sentido, a adoção da nomenclatura do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso ajuda também a aumentar a conscientização sobre as iniciativas do programa. Idem atrair o interesse de partes interessadas que buscam desenvolver e fomentar projetos e agendas sinérgicas.

O Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso da Fundação Tide Setubal entende a centralidade dessa pauta e promove a colaboração e a articulação entre diferentes instituições e atores. Dentro dessa lógica, objetiva promover a equidade no mercado de trabalho e em instituições públicas e privadas. Ou seja, isso acontece por meio da participação de jovens e adultos em programas de líderes ou do aprimoramento da trajetória acadêmica e profissional, visando:

• À ampliação da diversidade em espaços de decisão e poder;
  • Ao apoio às práticas que tenham comprometimento com as ações afirmativas;
  • Ao fomento às redes nacionais de lideranças e organizações interessadas na agenda de equidade racial e de gênero;
  • Ao estímulo para que fundações e institutos incorporem essa agenda tanto nas suas ações internas como nos seus programas e projetos.

Plano coletivo em favor da equidade racial e de gêneros

A participação de negros e mulheres em condições de igualdade em espaços de tomada de decisão e a ocupação destes promovem não só justiça social e democracia. Nesse sentido, contemplam também diversidade e sensibilidade no interior das organizações, reduzindo estigmas, aumentando as conexões e facilitando o estreitamento entre centro e periferia.

Um exemplo no apoio a lideranças negras de trajetória periférica para que possam estar em espaços de poder e de decisão é a Plataforma Alas. Trata-se de um espaço de encontro com a proposta de um pacto coletivo para acelerar a busca pela equidade racial nas posições de liderança.

A centralidade da pauta do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso é um dos pontos norteadores da Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal. Desenvolvido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão, o documento consiste, desse modo, em uma série de diretrizes e premissas voltadas ao respeito à diversidade, que devem ser seguidas por todas as áreas e programas de influência durante o desenvolvimento de projetos e ações. Veja na íntegra a nossa Política de Diversidade e Inclusão.