Podcast Essa Geração (Temporada 4)

A quarta temporada do podcast Essa Geração mergulha no universo dos jovens para entender de qual modo eles se relacionam com a educação e como atuam para torná-la mais inclusiva e plural, além de aumentar o seu potencial para influenciar a sociedade.

Conheceremos a história do estudante de história Gabriel Richard para entendermos os dilemas das juventudes neste contexto. Assim sendo, a trajetória de Richard está diretamente ligada à luta em favor da educação, mas aspectos diversos o têm feito pensar em novas perspectivas educacionais e para a sua atuação.

Desse modo, confira o desenrolar da jornada de Gabriel Richard nos episódios disponíveis, sempre às quartas-feiras, no seu agregador favorito de podcasts:

Trata-se de logo do Amazon Music.Trata-se de logo do Apple Podcasts.Trata-se de logo do Castbox.Trata-se de logo do Deezer.Trata-se de logo do Google Podcasts.Trata-se de logo do Spotify.

Os episódios

Em Essa Geração que Luta Pela Escola Pública, primeiro episódio da quarta temporada, acompanhamos a história do estudante de História Gabriel Richard. Antes de decidir sentar na bancada de professor, ele já tinha escolhido lutar pela educação – em 2016, ele esteve à frente da ocupação do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Rio de Janeiro, que reivindicava melhorias para a escola. Desse modo, foi um momento histórico. Mas será que valeu a pena?

Essa Geração que Quer Acesso à Educação, segundo episódio da quarta temporada, mergulha em mais aspectos da história de Gabriel Richard. Desde criança, Gabriel sabia que morava em uma cidade partida. Assim sendo, para ir à escola ou ao lazer, ele tinha que sair da sua casa, no Morro do Turano, Zona Norte do Rio de Janeiro, em direção à Zona Sul. Hoje, praticante do judaísmo e professor de uma escola privada judaica, ele vê que seus alunos têm relação diferente com a cidade e com os estudos. Nesse sentido, quando a educação acessível será uma realidade para todos?

Essa Geração Questionadora, o episódio de encerramento da quarta temporada mostra que Gabriel, aos 24 anos, se vê como parte de uma galera que alia educação e transformação: que acredita no conhecimento como ferramenta para construir um futuro melhor. Por fim, você também pensa assim?

Confira a ficha técnica da quarta temporada:

Apresentação: Gabriel Richard

Coordenação geral Fundação Tide Setubal: Fernanda Nobre e Márcio Black

Coordenação geral Rádio Novelo: Paula Scarpin e Bárbara Rubira

Roteiro: Edu Araujo

Produção: Bárbara Rubira e Clara Rellstab

Edição: Clara Rellstab

Sonorização: Julia Matos

Finalização e mixagem: João Jabace, da Pipoca Sound

Música original: Chico Correia

Identidade visual: Gaya Vieira

Coordenação digital: Amauri Eugenio, Gaya Vieira, Ricardo Matéz e Bia Ribeiro