A Fundação Tide Setubal iniciou suas atividades em 2006 e, durante a primeira década de atuação, orientou suas ações para o desenvolvimento sustentável do bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.
Atuou em diversas frentes com projetos de esporte e lazer, apoio a escolas públicas e a atividades de cultura e cidadania e promoção do convívio e da mobilização comunitária, tendo como princípios a intersetorialidade e a ênfase no fortalecimento das lideranças locais.
O aprendizado de dez anos trouxe o desejo de pensar em como aproveitar a experiência vivida para colaborar de maneira mais ampla para a redução das desigualdades socioespaciais no país, dando início a uma nova fase na Fundação Tide Setubal.
A partir de 2017, novas formas de atuação foram desenvolvidas e a Fundação consolidou um modelo de trabalho híbrido, que envolve a continuidade da prática de desenvolvimento local no Jardim Lapena, um dos bairros de São Miguel Paulista, o fomento a iniciativas e organizações periféricas e a promoção de soluções que articulem atores de diferentes setores para a redução das desigualdades.