Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho

Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas

A potência criativa está nas periferias brasileiras, criando soluções, inovações e oportunidades para o território e seus moradores. Presente no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, há mais de uma década, a Fundação Tide Setubal estabeleceu uma dinâmica de atuação voltada ao fazer com a comunidade e não para a comunidade, reconhecendo a importância dos saberes locais e de investimento para seu desenvolvimento.

A experiência na zona leste, somada ao propósito de que o TERRITÓRIO IMPORTA para a compreensão e solução de suas demandas, impulsionou a ampliação de suas ações para conhecer e apoiar projetos desenvolvidos por lideranças, coletivos e organizações em diferentes periferias.

O fortalecimento das organizações e das lideranças periféricas foi desenhado também a partir da escuta coletiva, que, ao lado da missão institucional de reduzir as desigualdades, reafirmou a importância do foco em projetos que priorizem gênero, raça e território, em apoios diretos e nos editais anuais.

Dentro do combate aos impactos causados pela desigualdade social, o projeto Territórios Clínicos é voltado ao desenvolvimento e fomento de propostas que promovam a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobretudo psicanalítico, em diversos territórios periféricos. O objetivo da iniciativa é democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico.

No Edital Elas Periféricas, a busca pela equidade de gênero e raça se dá por meio do fortalecimento de mulheres negras das periferias de São Paulo, selecionadas anualmente. A terceira edição do edital, que em 2021 é realizada em parceria com o Tik Tok, selecionará até 60 organizações para receber até R$ 20 mil cada, além de mentorias para poderem promover melhorias na estruturação e estratégias de planejamento, gestão e atuação voltados ao desenvolvimento sustentável das periferias e à promoção da justiça social.

Já o Matchfunding Enfrente fortalece iniciativas inovadoras da juventude e fomenta uma cultura empreendedora comprometida com mudanças efetivas nas periferias de todo o Brasil. Além do apoio da Fundação Tide Setubal, o Matchfunding Enfrente é um edital colaborativo que conta com doações da sociedade civil, que participa da mobilização de recursos para campanha dos projetos selecionados.

Em 2020, o Matchfunding Enfrente foi realizada em duas ondas: a primeira, que foi voltada ao enfrentamento dos efeitos da Covid-19, mobilizou mais de R$ 7 milhões para 265 iniciativas das periferias urbanas de todo o Brasil, enquanto 15 projetos  com impacto planejados para três anos foram selecionados na Onda Projetos Estruturantes do edital, no segundo semestre de 2020, para captar R$ 90 mil anuais – R$ 30 mil do financiamento coletivo e R$ 60 mil originários do Fundo Enfrente. Em 2021, o Matchfunding Enfrente destinará R$ 1,5 milhão para a recuperação de 150 micro e pequenos negócios das periferias afetados pela pandemia.

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Apoio à pesquisa Mobilização de ISP e da sociedade civil Projetos apoiados