Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho

Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas

A potência criativa está nas periferias brasileiras, criando soluções, inovações e oportunidades para o território e seus moradores. Presente no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, há mais de uma década, a Fundação Tide Setubal estabeleceu uma dinâmica de atuação voltada ao fazer com a comunidade e não para a comunidade, reconhecendo a importância dos saberes locais e de investimento para seu desenvolvimento.

A experiência na zona leste, somada ao propósito de que o TERRITÓRIO IMPORTA para a compreensão e solução de suas demandas, impulsionou a ampliação de suas ações para conhecer e apoiar projetos desenvolvidos por lideranças, coletivos e organizações em diferentes periferias.

O fortalecimento das organizações e das lideranças periféricas foi desenhado também a partir da escuta coletiva, que, ao lado da missão institucional de reduzir as desigualdades, reafirmou a importância do foco em projetos que priorizem gênero, raça e território, em apoios diretos e nos editais anuais.

Dentro do combate aos impactos causados pela desigualdade social, o projeto Territórios Clínicos é voltado ao desenvolvimento e fomento de propostas que promovam a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobretudo psicanalítico, em diversos territórios periféricos. O objetivo da iniciativa é democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico.

No Edital Elas Periféricas, a busca pela equidade de gênero e raça se dá por meio do fortalecimento de mulheres negras das periferias de São Paulo, selecionadas anualmente. Além do apoio financeiro de R$ 40 mil por ano, as mulheres passam por um processo de formação técnica e mentoria.

Já o Matchfunding Enfrente fortalece iniciativas inovadoras da juventude e fomenta uma cultura empreendedora comprometida com mudanças efetivas nas periferias de todo o Brasil. Além do apoio da Fundação Tide Setubal, o Matchfunding Enfrente é um edital colaborativo que conta com doações da sociedade civil, que participa da mobilização de recursos para campanha dos projetos selecionados.

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Apoio à pesquisa Mobilização de ISP e da sociedade civil Projetos apoiados