Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas

A potência criativa está nas periferias brasileiras, criando soluções, inovações e oportunidades para o território e seus moradores. Presente no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, há mais de uma década, a Fundação Tide Setubal estabeleceu uma dinâmica de atuação voltada ao fazer com a comunidade e não para a comunidade, reconhecendo a importância dos saberes locais e de investimento para seu desenvolvimento.

A experiência na zona leste, somada ao propósito de que o TERRITÓRIO IMPORTA para a compreensão e solução de suas demandas, impulsionou a ampliação de suas ações para conhecer e apoiar projetos desenvolvidos por lideranças, coletivos e organizações em diferentes periferias.

O fortalecimento de organizações e lideranças periféricas foi desenhado também a partir da escuta coletiva. Ao lado da missão institucional de reduzir as desigualdades, reafirmou a importância do foco em projetos que priorizem gênero, raça e território, em apoios diretos e nos editais anuais.

Dentro do combate aos impactos causados pela desigualdade social, o objetivo do do projeto Territórios Clínicos é desenvolver e fomentar propostas para promover a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobretudo psicanalítico, em diversos territórios periféricos. O objetivo da iniciativa é democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico.

Editais pelo fortalecimento de organizações

No Edital Elas Periféricas, a busca pela equidade de gênero e raça ocorre por meio do fortalecimento de mulheres negras das periferias de São Paulo. Desse modo, a quarta edição do edital, que foi realizada em parceria com o TikTok, selecionou 75 organizações para receber até R$ 20 mil cada. Além disso, elas passaram por mentorias para poderem promover melhorias na estruturação e estratégias de planejamento e gestão. As formações focaram também no desenvolvimento sustentável das periferias e na promoção da justiça social.

Já o Matchfunding Enfrente, edital colaborativo desenvolvido em parceria com a plataforma Benfeitoria e que conta com o apoio de diversas organizações, fortalece campanhas de financiamento coletivo voltadas a apoiar iniciativas das periferias de todo o país. Nesse sentido, esses projetos têm suas arrecadações triplicadas, contribuindo para potencializar a implementação dos projetos e o alcance das transformações almejadas.

Em 2020, a realização do Matchfunding Enfrente ocorreu em duas ondas. A primeira, voltada ao enfrentamento dos efeitos da Covid-19, mobilizou mais de R$ 7 milhões para 265 iniciativas das periferias urbanas de todo o Brasil. Além disso, o edital selecionou 15 projetos com impacto planejados para três anos na Onda Projetos Estruturantes do edital para captar R$ 90 mil anuais. Sendo assim, trata-se de R$ 30 mil via financiamento coletivo e R$ 60 mil originários do Fundo Enfrente.

Por fim, em 2021, o Matchfunding Enfrente Geração de Trabalho e Renda destinou R$ 1,5 milhão para a recuperação de 150 micro e pequenos negócios das periferias afetados pela pandemia de Covid-19.

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Apoio à pesquisa Mobilização de ISP e da sociedade civil Projetos apoiados