Home > Atuação >

Como atuamos

As grandes cidades brasileiras são marcadas por desigualdades socioespaciais. Por isso, as diferenças são visíveis entre o centro – lugar que historicamente recebeu mais investimentos públicos e privados e para onde as oportunidades sociais e econômicas tendem a se dirigir – e as periferias – territórios em que os problemas estruturais parecem se acumular e se aprofundar em um ciclo de reforço negativo.

Nesse cenário, renda, educação, saúde, mobilidade e habitação não são igualmente distribuídos entre as diferentes regiões da cidade. Todavia, iniciativas setoriais dispersas, mesmo com bons projetos de uma determinada área, não conseguem, sozinhas, reverter a lógica de segregação e apoiar o desenvolvimento das periferias urbanas.

Sendo assim, é preciso iniciar um movimento articulado e contínuo de ações – culturais, sociais, econômicas e urbanas – para romper essa dinâmica. Ou seja, esse movimento tem que reconhecer o território como sujeito, valorizar a sua identidade, considerar a sua capacidade de criação e inovação e formular projetos específicos para a superação das suas dificuldades.

O território importa!

Esse é o modo a Fundação Tide Setubal atua no enfrentamento das desigualdades socioespaciais, assim como no desenvolvimento das periferias.

Um dos caminhos está no planejamento de longo prazo, com protagonismo de quem vive nos territórios, para que as ações do poder público e do setor privado contribuam de maneira mais efetiva para a transformação local. Por fim, trata-se de uma mudança de olhar.

Alinhada a esse movimento, a Fundação Tide Setubal atua para que:

• o poder público tenha ferramentas que dirijam seus recursos de forma articulada para os territórios que mais precisam;
  • exista maior diversidade de raça e gênero nos espaços de decisão públicos e privados para reduzir os estigmas e a distância subjetiva entre centro e periferia;
  • seja possível ampliar a cultura democrática e a capacidade de protagonismo dos agentes dos territórios na determinação das prioridades e práticas locais..
  • o setor privado tenha incentivo para investir na melhoria da infraestrutura física e social dos territórios;
  • os territórios estabeleçam conexões e valorizem seus saberes para ampliar a sua capacidade de geração de renda;

Essa atuação se dá de maneira coordenada e colaborativa em três etapas:

Prática de Desenvolvimento Local

presença no Jardim Lapena para a construção de um modelo territorial de desenvolvimento humano, econômico e urbano.

Fomento a Agentes e Causas

conhecer as periferias e suas potências e apoio ao fortalecimento de organizações, redes, lideranças e soluções periféricas, além do fomento à pesquisa, à comunicação e às iniciativas de articulação de organizações da sociedade civil para a redução das desigualdades.

Programas de Influência

sistematizar nossas experiências e atua na construção de soluções para incidir na opinião pública e junto aos tomadores de decisão no âmbito público e privado.