Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho

Elas Periféricas

A terceira edição do edital Elas Periféricas, realizada em 2021 em parceria com o TikTok, apoiará cerca de 60 organizações coordenadas por mulheres negras – cisgêneras ou transgêneras – e cada uma receberá até R$ 20 mil. No total, o projeto colocará R$ 1,2 milhão para apoiar as periferias de todo o Brasil.

Lançado em 2018, o edital Elas Periféricas é voltado à potencialização de iniciativas lideradas por mulheres negras que têm atuação em áreas periféricas de São Paulo e causam efeitos transformadores nos seus respectivos territórios. O edital está alinhado à diretriz de fomento ao fortalecimento das organizações e das lideranças periféricas, que destaca a importância do foco em projetos que priorizem gênero, raça e território.

O valor a ser repassado virá do TikTok e da campanha #SouDona, embalada pelo hit Dona de Mim, de IZA, e que conta com participações das cantoras Marvvila, Urias, Majur, Mariah Nala, Lauana Prado e Negra Li na versão repaginada para a iniciativa. As artistas doaram o cachê para esta nova edição do edital Elas Periféricas.

O objetivo da edição 2021 do Elas Periféricas é fomentar o fortalecimento institucional de organizações e coletivos liderados por mulheres negras e periféricas de todos os estados do país. Desse modo, espera-se contribuir para potencializar o desenvolvimento das periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos em que elas estão inseridas.

Quem pode participar

Podem se inscrever grupos liderados por mulheres negras que tenham origem e atuação em territórios periféricos da cidade de todo o Brasil.

As iniciativas devem ser diretamente administradas e realizadas pelas pessoas que as compõem. Além disso, essas ações não poderão ter fins lucrativos.

As inscrições estiveram abertas de 17 de março a 7 de abril.

Processo de inscrição

• 1. Inscreva-se

Envie o formulário de inscrição com o seu projeto por meio do site da Fundação Tide Setubal.

• 2. Análise

Sessenta iniciativas serão escolhidas após análise da equipe curadora da Fundação Tide Setubal.

• 3. Capacitação

Além do apoio financeiro, as iniciativas escolhidas receberão mentorias nos âmbitos administrativo, financeiro, comunicacional e psicológico.

Números

• A terceira edição do Edital Elas Periféricas apoiará até 60 iniciativas de todo o Brasil.
  • O valor total repassado será de R$ 1,2 milhão.
  • Cada uma delas receberá até R$ 20 mil.

Iniciativas apoiadas nas duas primeiras edições

Coletivo Cultural Esperança Garcia Quilombo da Parada

Atuante em Parada de Taipas, o coletivo busca fomentar ações de educação, arte e cultura negra voltadas para mulheres, crianças, adolescentes e homens em situação de vulnerabilidade social.

Confira o trabalho do coletivo

Minas Programam

Com atuação em diferentes regiões periféricas de São Paulo, o projeto realiza formações em programação para mulheres jovens, negras e das periferias urbanas.

Conheça as ações do projeto

Ecoflora – Mapó - Awa: mulheres negras e os sabores da terra

Projeto da Cidade Tiradentes que fomenta a educação ambiental e a sustentabilidade como ferramentas para a soluçã o de problemas socioambientais encontrados em periferias.

Confira o trabalho do projeto

Manifesto Crespo – Tecendo e trançando arte

A iniciativa fomenta o trabalho de produtoras periféricas e desenvolve projetos educacionais voltados ao fortalecimento da autoestima de pessoas negras.

Saiba mais sobre iniciativa

Nós, Mulheres da Periferia

Coletivo jornalístico formado por profissionais moradoras de diferentes regiões periféricas de S ã o Paulo cujos conteúdos têm como fio condutor editorial a intersecção de gênero, raça, classe e território.

Conheça o trabalho do coletivo

Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino

Localizada no Jardim Olinda, em Campo Limpo, a biblioteca promove ações de incentivo à leitura e acesso à arte e cultura, reali zando empréstimos de livros, oficinas e eventos artísticos.

Confira as ações desenvolvidas pela biblioteca

Mulheres de Orí

O grupo tem como objetivo oferecer estratégias para o enfrentamento e a superação da violência doméstica ao incentivar a autonomia econômica por meio de cursos de gastronomia voltados também ao empreendedorismo e temáticas de gênero e raça.

Conheça o trabalho do grupo

NoFront – Empoderamento Financeiro

O coletivo tem como objetivo democratizar a economia por meio da educação financeira e valores como unidade, ética, trabalho coletivo, economia cooperativa e fortalecimento étnico - racial.

Saiba mais sobre a atuação do coletivo

Perifeminas F.C

Fundado em Parelheiros, no extremo s ul de São Paulo, o time feminino de futebol visa ser um espaço de fortalecimento de mulheres por meio do esporte e d a realização de rodas de conversa e promoção de ações afirmativas e de passeios a espaços educacionais e culturais.

Conheça o trabalho do Perifeminas F.C

Nóis por Nóis

O coletivo tem o obje tivo de incentivar e desenvolver práticas sustentáveis para profissionalizar empreendedores das periferias urbanas e criar uma plataforma para proporcionar mais visibilidade a os produtos feitos por eles.

Acompanhe o trabalho do coletivo

Comunidade Cultural Quilombaque

Agência de turismo que promove o resgate da memória da região. O projeto realiza também trilhas nas quais os participantes aprendem sobre os diversos temas presentes no local.

Conheça os projetos da agência de turismo

Levante Mulher

Atuante na comunidade do Jardim Cláudia, na z ona o este da cidade , o projeto é voltado ao empoderamento de meninas negras por meio do conhecime nto de suas origens e histórias a partir de atividades lúdicas e artísticas.

Acompanhe as atividades do projeto