Elas Periféricas (segunda edição)

Em 2019, a segunda edição do Elas Periféricas selecionou seis iniciativas atuantes em regiões periféricas da cidade de São Paulo lideradas por mulheres negras para receberem mentoria e apoio técnico. Além disso, cada uma das organizações selecionadas recebeu R$ 40 mil para a execução das atividades que já desenvolvem nos seus respectivos territórios.

À época, as organizações inscreveram-se na segunda edição do Elas Periféricas para participar do edital. Desse modo, a seleção ocorreu por meio de processo de curadoria com análise dos seguintes critérios:

• As líderes deveriam ser, obrigatoriamente, mulheres negras;
  • A organização deveria ter origem e atuação em territórios periféricos da cidade de São Paulo;
  • Não ter finalidade lucrativa;
  • Por fim, ser iniciativas diretamente administradas e executadas pelas pessoas que compusessem o coletivo.

As organizações selecionadas na segunda edição do Elas Periféricas foram:

Mulheres de Orí

O grupo tem como objetivo oferecer estratégias para o enfrentamento e a superação da violência doméstica ao incentivar a autonomia econômica por meio de cursos de gastronomia voltados também ao empreendedorismo e temáticas de gênero e raça.

Conheça o trabalho do grupo

NoFront – Empoderamento Financeiro

O coletivo tem como objetivo democratizar a economia por meio da educação financeira e valores como unidade, ética, trabalho coletivo, economia cooperativa e fortalecimento étnico – racial.

Saiba mais sobre a atuação do coletivo

Perifeminas F.C

Time feminino fundado em Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. Em suma, o projeto visa ser um espaço de fortalecimento de mulheres por meio do esporte e da realização de rodas de conversa e promoção de ações afirmativas e de passeios a espaços educacionais e culturais.

Conheça o trabalho do Perifeminas F.C.

Nóis por Nóis

O coletivo tem o objetivo de incentivar e desenvolver práticas sustentáveis para profissionalizar empreendedores das periferias urbanas. Além disso, o foco consiste em criar uma plataforma para proporcionar mais visibilidade a os produtos feitos por eles.

Acompanhe o trabalho do coletivo

Comunidade Cultural Quilombaque

Agência de turismo que promove o resgate da memória da região. Por conseguinte, o projeto realiza também trilhas nas quais os participantes aprendem sobre os diversos temas presentes no local.

Conheça os projetos da agência de turismo

Levante Mulher

Projeto atuante na comunidade do Jardim Cláudia, na zona oeste da cidade. Por isso, o o projeto é voltado ao empoderamento de meninas negras por meio do conhecimento de suas origens e histórias a partir de atividades lúdicas e artísticas.

Acompanhe as atividades do projeto