A websérie Ancestrais do Futuro é uma iniciativa idealizada pela Comunicação e a área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal. Nesse sentido, o projeto mostra as dinâmicas diversas da mobilização das juventudes brasileiras em seus respectivos territórios.
Assim sendo, as três temporadas, que estão disponíveis no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, contêm cinco episódios cada. Vale dizer que esses episódios foram produzidos por coletivos audiovisuais atuantes em diversas periferias Brasil adentro.
Desse modo, cada uma delas ingressou no projeto por meio de cartas-convite. Durante a seleção, cada uma passou por processo de avaliação realizado pelo corpo técnico da Fundação Tide Setubal e por juradas/os externas/os.
Ainda, estes mesmos grupos passaram também por masterclasses compostas por oficinas de roteiro, narrativas, produção executiva e outros temas relacionados à produção audiovisual.
Sobre as temporadas
Deste modo, a primeira temporada de Ancestrais do Futuro teve como ponto de partida as múltiplas e variadas estratégias de mobilização das juventudes para transformar a realidade sociopolítica e cultural dos territórios dos quais fazem parte.
O lançamento da segunda temporada da websérie Ancestrais do Futuro aconteceu no fim de 2022 e teve como premissa. O fio condutor dos episódios foi a temática do sonho coletivo e os seus desdobramentos quando o assunto é a construção de sociedades pautadas pela equidade e pela justiça.
O lançamento da terceira temporada aconteceu em novembro de 2023. O tema que norteia os cinco episódios diz respeito à memória e às ancestralidades.
Nesse sentido, o lançamento dos episódios aconteceu presencialmente, durante evento que aconteceu no Itaú Cultural, em novembro de 2023.