Espaço gastronômico do Galpão ZL movimenta a renda do bairro

Prática de Desenvolvimento Local

30 de junho de 2022

Por Daniel Cerqueira e Iran Santos Silva

O avanço dos índices de desemprego, 11,1% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o primeiro trimestre de 2022, tem feito com que muitas pessoas procurem formas alternativas para a geração de renda por meio de projetos de empreendedorismo. Mas não só por isso. Para uma outra parcela, empreender é a forma encontrada para, a partir da renda, realizar sonhos e ter mais liberdade econômica.

Por isso, as empreendedoras têm, cada vez mais, pensado, estruturado e buscado soluções ou parcerias para abrir o próprio negócio. De acordo com dados do Ministério da Economia, somente em 2020, a categoria dos microempreendedores individuais (MEI) registrou aumento de 8,4% em relação ao ano anterior, com mais de 2,5 milhões de novos registros.

O Jardim Lapena, região do zona leste de São Paulo, abriga o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal. São promovidas no espaço atividades gratuitas nas áreas de cultura, educação, esporte, culinária e empreendedorismo, que atendem às demandas sociais locais. Marcelo Ribeiro, coordenador de Prática de Desenvolvimento Local, salienta o aspecto transformador dessas ações e como, nas periferias, as oportunidades de conexão ampliam as possibilidades de produção de bens e serviços criados pelo próprio território.

“As alternativas de geração de renda da população local algumas vezes são raras, fazendo com que seus moradores passem a maior parte do tempo em outros territórios, inclusive, gastando seus recursos fora. O Lapena se fortalece com atividades como essas. É muito importante para nós valorizarmos o que de melhor temos no bairro e as atividades empreendedoras, como as ligadas à culinária são exemplos disso.”

O Galpão ZL tem se tornado cada vez mais um polo de empreendedorismo que tem feito a diferença no território – e o seu Espaço Gastronômico amplia essa potência.

Culinária e geração de renda

No Galpão ZL, a gastronomia está presente há mais de uma década com a Oficina Escola de Culinária, onde são oferecidos cursos de curta duração, possibilitando formação e acesso ao mercado de trabalho, assim como potencializando e encorajando novas/os empreendedoras/es. A culinária faz parte não apenas da história do Jardim Lapena, como também atravessa o cotidiano e faz parte da identidade dessa comunidade.

Aliado ao histórico já consolidado neste cenário, o potencial criativo das/os empreendedoras/es do Jardim Lapena influenciou a equipe do Galpão ZL a encontrar alternativas para, ao mesmo tempo, apoiá-las/os e fomentar a economia local. Esse fato motivou a construção do Espaço Gastronômico dentro do núcleo de Prática de Desenvolvimento Local, que foi inaugurado em maio de 2022.

O espaço, recém-inaugurado, tem duas cozinhas que comportam até quatro empreendedoras/es, sendo que dois estão ligados a artistas do Lapena, enquanto outros dois lugares são específicos para quem tiver vínculo com a Oficina Escola do Galpão ZL. “A curadoria é feita por nós. Em 2022, nós estamos convidando as/os empreendedoras/es, que receberão ajuda de custo para mitigar valores e reduzir o valor da venda”, pontua o Coordenador de Prática de Desenvolvimento Local.

Dando vida e sabor ao espaço

Por meio da ação organizada por quatro empreendedoras/es, dois da área de cultura e dois da Oficina Escola, uma série de eventos será realizada no Jardim Lapena – essas atividades serão dinamizadas graças ao Espaço Gastronômico. O primeiro, chamado Revoada Terapêutica, recebeu ajuda de custo da Fundação Tide Setubal e propiciou aos visitantes comidas e bebidas ao valor de R$ 5 a unidade.

“Os empreendedores saíram muito satisfeitos com o evento à medida que venderam quase tudo o que prepararam e tiveram o retorno positivo de quem esteve presente. A ação foi importante para motivar e impulsionar ainda mais o Espaço Gastronômico”, conta Marcelo.

O segundo evento, Feijoada e Pagode, foi realizado em junho. Para os próximos meses ainda estão previstas as seguintes atividades: Feira Cultura Afroestética, Cine: Raízes Territoriais, Backartlooked, Criança Arteira e Juntos e Misturados.

Além dos eventos, também está sendo preparado um catálogo com 30 empreendimentos da área da gastronomia, que já têm relação prévia com o Galpão ZL, seja por meio da Oficina Escola de Culinária ou mentorias oferecidas pela equipe do Prática de Desenvolvimento Local, ou via atividades formativas com parceiros do núcleo – o objetivo é difundir os negócios do território e, com isso, viabilizá-los ainda mais. O lançamento do catálogo está previsto para o segundo semestre de 2022.

Baixe e confira o livro Cozinha de Afetos: dez anos de temperos, memórias e histórias no Jardim Lapena

Apoio à criatividade

A Fundação Tide Setubal tem consolidado projetos na área do empreendedorismo e de apoio a coletivos periféricos também em outras frentes, como nos casos de ações de inclusão dos jovens no mercado de trabalho, como o Global Opportunity Youth Network São Paulo (Goyn SP).

Ainda dentro do campo de apoio a lideranças de regiões periféricas, pode ser também destacada a Plataforma Alas. Algumas ações que a compõem são voltadas ao apoio a projetos de coletivos de mulheres, como o edital Elas Periféricas, realizado em parceria com o TikTok e que potencializará 75 organizações lideradas por mulheres negras; e ao fomento a lideranças negras, como o Edital Traços.

Por fim, pode-se citar também as jornadas de aceleração de negócios realizadas no próprio Galpão ZL.