projeto-lapena-habitar Fundação Tide Setubal

Projeto +Lapena Habitar

Warning: foreach() argument must be of type array|object, false given in /var/www/html/wp-content/themes/tide/parts/single-header-red-noticias.php on line 24

Warning: Undefined array key "main" in /var/www/html/wp-content/themes/tide/parts/single-header-red-noticias.php on line 32
12 de julho de 2022

O desafio do desenvolvimento urbano sustentável do Jardim Lapena, bairro da Zona Leste de São Paulo, carrega as adversidades e obstáculos criados e agravados desde o princípio da ocupação urbana da periferia de São Paulo e próprios do contexto das regiões periféricas metropolitanas de países em desenvolvimento de forma geral.

Apesar das ausências históricas de planejamento, infraestrutura urbana e suas consequências sobre as vidas das pessoas, há potências no território a serem tomadas como matéria e meio de transformação social a partir do fazer e refazer urbano.

O projeto +Lapena Habitar coloca-se neste contexto buscando favorecer os movimentos locais que pensam e produzem transformações no tecido urbano, e visa contribuir para a reflexão sobre o papel da habitação no processo de desenvolvimento sustentável do bairro e sua integração aos demais eixos de bem-estar urbano.

Confira neste documento as diretrizes, propostas e hipóteses de implantação de novas unidades habitacionais no Jardim Lapena, considerando aspectos de desenho urbano e arquitetura, processos pré e pós-ocupação, participação social e gestão coletiva, modelo de negócio e financiamento.