Home > Artigos > Ações para a cidadania

Ações para a cidadania

18 de julho de 2024

Quais ações para a cidadania são necessárias para a construção de uma sociedade que tenha a defesa da democracia e da pluralidade como um pilar fundamental?

Pontos referentes a essa questão norteiam o artigo de Maria Alice Setubal, presidente do Conselho Curador da Fundação, para a Folha de S.Paulo.

No texto, Maria Alice Setubal fala sobre o panorama atual em âmbitos nacional e estrangeiro no que diz respeito a ataques sistemáticos contra símbolos democráticos e de civilidade. Nesse sentido, alguns aspectos abrangem campanhas de desinformação e de descrédito contra o poder público, assim como a calcificação política.

Cidadania ativa

Logo, o texto apresenta medidas para que ações para a cidadania estejam no centro do combate das desigualdades. Idem quando se fala no fortalecimento do tecido democrático.

“A meu ver, por trás da naturalização das violências estão as nossas enormes desigualdades sociais, que corroem e esgarçam o tecido social, impedindo uma maior coesão e criação de vínculos”, reforça Maria Alice Setubal, ao falar sobre a necessidade de a sociedade civil ter papel ativo para implementar ações para a cidadania.

Para ler

Acesse o artigo Ações para a cidadania no site da Folha de S.Paulo. Por fim, você pode também fazer o download do arquivo anexo nesta página.

Foto: Pexels / Julia M Cameron