Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
Divulgados os empreendedores selecionados na Jornada Empreendedora Inova ZL
Por Amauri Eugênio Jr. Uma das maneiras para potencializar o protagonismo da população que vive em territórios periféricos passa pelo desenvolvimento econômico e urbano e, para isso, é fundamental impulsionar as cadeias criativas, empreendedoras e produtivas existentes lá. Essa lógica, em conjunto com o fomento a ações que causem impacto positivo nesses […]
Por Amauri Eugênio Jr.
Uma das maneiras para potencializar o protagonismo da população que vive em territórios periféricos passa pelo desenvolvimento econômico e urbano e, para isso, é fundamental impulsionar as cadeias criativas, empreendedoras e produtivas existentes lá.
Essa lógica, em conjunto com o fomento a ações que causem impacto positivo nesses espaços, norteiam o trabalho desenvolvido pelo Programa de Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal. Uma das ações desenvolvidas pela área é a Jornada Empreendedora Inova ZL, iniciativa desenvolvida para funcionar como uma trilha de formação, mentoria e apoio financeiro para microempreendedores.
O projeto conta com consultoria técnica da Emperifa e do Sebrae e apoio do aplicativo Pense Grande e tem como objetivo auxiliar empreendimentos de origem periférica e estabelecidos em regiões afastadas da área central de São Paulo.
A iniciativa teve 66 inscrições e selecionou trinta iniciativas para a fase de pré-aceleração, na qual elas foram acompanhadas por um time de consultoria, que analisou pontos importantes para a concretização de um projeto de impacto.
Essa etapa, que teve seis fases realizadas por meio do aplicativo Pense Grande e foi conduzida pelo Emperifa, auxiliou os empreendedores dos projetos a entender de modo amplo os seus respectivos modelos de negócio e os preparou para o pitch – ou seja, apresentação para uma banca julgadora. Ao final desse processo, dez empreendimentos foram selecionados para receber aporte de R$ 5 mil cada.
De acordo com Sauanne Bispo, coordenadora do Programa de Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação, alguns aspectos considerados para a seleção dos projetos, entre os quais o engajamento e a participação durante o processo de pré-aceleração, assim como a relação dos projetos com os territórios onde estão inseridos.
“Levamos também em conta o potencial do negócio, a necessidade de aporte, no que diz respeito à diferença que isso faria no empreendimento, e o impacto disso no território foi, definitivamente, um critério, sobre de qual maneira isso seria aplicado e se o próprio território seria consumidor daquilo ou não seria público-alvo.”
Quem foi selecionado?
Confira a seguir as dez iniciativas que foram selecionadas na Jornada Empreendedora Inova ZL.
- Amanda Oliveira dos Santos – Cozinha Ubdlane (Gastronomia)
- Beatriz Rinaldini Santos – Consultoria em Soluções Poéticas (Moda)
- Carolina Carvalho de Paula – Kuikila Estamparia (Moda)
- Daniela Bernardo de Lima – Candy Miss Confeitaria Artesanal (Gastronomia)
- Fernanda Moro Pires – Malungo Art (Artesanato)
- Helio Rodrigues da Fonseca – Tebas Sustentabilidade (Construção)
- Janaina da Silva Reis – Rios de Mim (Saúde mental)
- Joyce Santos Correia e Juliana Ribeiro de Sousa – Manas Perifa Construção Civil (Construção)
- Kelly Cristiane de Souza – Kelly C. Artesanato (Artesanato)
- Renata Pereira Santos – Café Quintal de Casa (Gastronomia)