A Fundação Tide Setubal atua para que exista maior diversidade de raça e gênero nos espaços de decisão públicos e privados, de modo a reduzir os estigmas e a distância subjetiva entre centro e periferia. Essa lógica também funciona como um norteador interno, por isso a equidade está presente também na composição da equipe e conselho da organização.
A equipe conta, atualmente, com 29 profissionais. Desse total, 20 são mulheres – equivalente a 69% do grupo. No âmbito racial, 16 membros são negros, equivalendo a 55% de todo o time. Essa premissa é estendida aos cargos de liderança: entre os 12 coordenadores e gerentes, sete – ou seja, 58% – são mulheres, ao passo que a proporção racial é equivalente: 50% são negros e 50%, brancos.
Para reforçar a importância da diversidade no desenvolvimento de programas e projetos, a Fundação conta desde 2020 com o Comitê de Diversidade e Inclusão, composto por colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e estratégias operacionais. Desse modo, o grupo visa promover a equidade e a transformação de hábitos, por meio de normas, valores, expectativas e atitudes partilhadas de seus colaboradores, fornecedores, parceiros e públicos atendidos, em relação às diversidades (gênero, raça, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, imigrantes e territórios).
Sobre a Política de Diversidade e Inclusão
Finalmente, o trabalho do Comitê de Diversidade resultou na criação da Política de Diversidade e Inclusão, que consiste em uma série de diretrizes e premissas voltadas ao respeito à diversidade, que devem ser seguidas por todas as áreas e programas de influência da Fundação Tide Setubal no desenvolvimento de projetos e ações.
Confira a íntegra da Política de Diversidade e Inclusão.