fbpx
Programa Planejamento e Orçamento Público

Gasto público

Pode-se considerar o gasto público, em âmbito geral, como uma consequência prática da aplicação do orçamento público. Ao compreendê-lo como um instrumento de atuação governamental, ele consiste no modo como o poder público define, de acordo com o Conselho Nacional de Secretarias de Estado da Administração (Consad), “as prioridades em relação à prestação de serviços públicos básicos e aos investimentos a serem realizados”.

Nesse sentido, um aspecto intrínseco ao gasto público diz respeito à sua qualidade. Ou seja, trata-se da eficiência como uma verba é efetivamente investida para a execução de uma determinada política. Essa lógica contempla, desse modo, o consumo da verba em questão com o menor custo possível.

Logo, quando se fala em gasto público, um ponto que vem à tona é a responsabilidade fiscal. Ou seja, esse ponto diz respeito ao cuidado com orçamento, ao gerir o gasto público de modo controlado e, simultaneamente, realizar investimentos para viabilizar políticas voltadas à garantia de direitos.

Assim sendo, pode-se dizer que a adoção de práticas que disseminem maior eficiência na alocação e execução do gasto público, assim como a garantia de direitos essenciais para a dignidade da pessoa humana, está prevista na Constituição Federal de 1988. E, no âmbito da esfera pública, é obrigatório respeitar ambas as variáveis concomitantemente.

Dentro desse contexto, a Fundação Tide Setubal considera a qualidade do quanto e como se investe por meio do orçamento como um aspecto fundamental no enfrentamento das desigualdades. Um exemplo nesse caso consiste no Desafio Gasto Público Tem Endereço

Com duas edições, a iniciativa, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Fazenda e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, tem como objetivo, entre outras coisas, incentivar a produção de dados confiáveis da execução orçamentária regionalizada da prefeitura de São Paulo. A mesma coisa vale para estimular a criação de práticas inovadoras que busquem dar mais transparência para os gastos públicos de forma regionalizada.

Outro aspecto da premiação compreende o incentivo para que secretarias e demais órgãos públicos compartilhem e disseminem experiências inovadoras de outras cidades que sirvam de inspiração ou referência para outras iniciativas – e, desse modo, que colaborem para o avanço da capacidade de governo municipal.

Saiba mais detalhes sobre o Desafio Gasto Público Tem Endereço. Conheça também o trabalho do Programa Planejamento e Orçamento Público da Fundação Tide Setubal.

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.