fbpx
Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano

Infraestrutura urbana

Falar sobre infraestrutura urbana equivale a colocar os holofotes sobre a organização das cidades. De acordo com Zmitrowicz e De Angelis Neto (1997), esse conceito refere-se a um “sistema técnico de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções urbanas, podendo estas funções ser vistas sob os aspectos social, econômico e institucional”.

Logo, pode-se analisar a infraestrutura urbana sob três perspectivas. Em âmbito social, ela refere-se à promoção de condições adequadas de trabalho, educação, saúde, habitação, lazer e segurança para a população. No que diz respeito à parte econômica, segundo Zmitrowicz e De Angelis Neto, a sua pertinência diz respeito às atividades produtivas – leia-se produção e comercialização de bens e serviços. Ainda, quanto ao aspecto institucional, “entende-se que a infraestrutura urbana deva propiciar os meios necessários ao desenvolvimento das atividades político-administrativas, entre os quais se inclui a gerência da própria cidade”.

Nesse contexto, pode-se compreender a infraestrutura urbana como um dos marcadores essenciais para a compreensão sobre a desigualdade socioespacial na organização das cidades. Em São Paulo, por exemplo, o Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, apresenta anualmente inúmeros aspectos nesse contexto.

Assim sendo, pode-se identificar, entre outros casos, disparidades na quantidade e na qualidade de equipamentos públicos essenciais, como os das áreas educacional e da saúde. A mesma lógica vale para a área habitacional, a qualidade das vias para o tráfego de pedestres e carros, iluminação e saneamento básico.

Ao considerar tais variáveis e encontrar maneiras para desenvolver soluções inovadoras e mecanismos para financiá-las, o Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal coloca a infraestrutura urbana como um dos seus alvos centrais. Nesse sentido, a atuação do programa contempla o trabalho para mitigar o déficit infraestrutural acumulado nas periferias para favorecer o desenvolvimento territorial e socioeconômico.

Conheça o trabalho do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal em favor de melhorias nas condições gerais da infraestrutura urbana nas periferias.

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.