A Fundação Tide Setubal iniciou suas atividades em 2006. Durante a primeira década de sua história, orientou suas ações para o desenvolvimento sustentável de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.
A saber, nos primeiros momentos de sua história, atuou em diversas frentes com projetos de esporte e lazer. Além disso, focou no apoio a escolas públicas e a atividades de cultura e cidadania e promoção do convívio e da mobilização comunitária. Desse modo, teve à época como princípios a intersetorialidade e a ênfase no fortalecimento das lideranças locais.
Em seguida, o aprendizado dos primeiros dez anos de história trouxe o desejo de pensar em como aproveitar a experiência vivida para colaborar de maneira mais ampla para a redução das desigualdades socioespaciais no país. Nesse sentido, isso deu início a uma nova fase na Fundação Tide Setubal.
Assim sendo, a partir de 2017, houve o desenvolvimento de novas formas de atuação e a Fundação consolidou um modelo de trabalho híbrido. O trabalho envolveu a continuidade da prática de desenvolvimento local no Jardim Lapena, um dos bairros de São Miguel Paulista.
Do mesmo modo, a atuação passou a envolver o fomento a iniciativas e organizações periféricas. Os projetos desenvolvidos contemplam a promoção de soluções para articular atores de diferentes setores para a redução das desigualdades.