O Comitê de Diversidade e Inclusão busca a equidade e a transformação de hábitos firmados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes partilhadas de seus colaboradores, fornecedores, parceiros e públicos atendidos em relação à diversidade (gênero, raça, pessoas com deficiência, imigrantes e territórios).
O grupo é composto por colaboradores de diferentes níveis hierárquicos – assistentes, analistas, coordenadoras(es) e gerentes. Em 2020, o Comitê de Diversidade e Inclusão criou, então, a Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal.
Política de Diversidade e Inclusão
O Comitê de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal lançou, em 2021, a sua Política de Diversidade e Inclusão. Trata-se de material cujo objetivo é definir regras e compromissos que devem pautar a atuação das pessoas colaboradoras no combate a todas as formas de discriminação e preconceito.
Nesse sentido, o material foi desenvolvido após uma série de discussões feitas pelo comitê. O seu objetivo é definir regras e compromissos que devem pautar a atuação das pessoas colaboradoras no combate a todas as formas de discriminação e preconceito.
O documento visa ainda promover a inclusão de todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade e origem nacional ou territorial. Desse modo, o documento estabelece 15 compromissos para aplicá-los em todas as áreas e programas da Fundação Tide Setubal.
Baixe a Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal em nosso site.
Cartilha Atitudes Inclusivas
Posteriormente, o Comitê desenvolveu a Cartilha Atitudes Inclusivas, ampliando ainda mais os recursos educativos sobre diversidade, equidade e inclusão. A publicação é um guia completo para quem deseja compreender, aplicar e multiplicar atitudes inclusivas no cotidiano. Além disso, o material reúne conceitos essenciais sobre DEI e orientações práticas para reconhecer vieses inconscientes, enfrentar discriminações e adotar comportamentos mais respeitosos.
A cartilha inclui:
-
explicações sobre diversidade, equidade e inclusão;
-
definições de vieses inconscientes, preconceito e discriminação;
-
orientações para identificar e combater assédio moral e sexual;
-
recomendações para uma comunicação inclusiva;
-
reflexões sobre racismo, capacitismo, machismo e LGBTfobia;
-
o papel da pessoa aliada na transformação social;
-
glossário com termos essenciais.
Assim, a cartilha se torna uma ferramenta indispensável para colaboradores, organizações parceiras e demais públicos interessados em promover ambientes mais diversos e acolhedores.
Baixe a Cartilha Atitudes Inclusivas e fortaleça práticas inclusivas no dia a dia.
Canal de Acolhimento
Dentro do trabalho do Comitê de Diversidade e Inclusão, um ponto de destaque consiste na criação do Canal de Acolhimento. Desse modo, trata-se de espaço de proteção de direitos e encaminhamentos para resolução de episódios de preconceito e discriminação envolvendo a equipe da Fundação.
A composição do Canal de Acolhimento abrange três pessoas, sendo duas integrantes da equipe e uma consultora externa. Por fim, o espaço visa contribuir para o desenho de estratégias voltadas ao combate às modalidades diversas de discriminação.
