O que pode fazer essa geração pelo clima? Como ela pode atuar, então, para combater os efeitos das mudanças climáticas e adotar papel ativo na luta pela regeneração socioambiental?
Esse é o ponto de partida do podcast Essa Geração pelo Clima. Com coprodução de Fundação Tide Setubal e Geledés – Instituto da Mulher Negra, a oitava temporada de Essa Geração, que desta vez está também disponível em formato videocast, mergulha em debates sobre aspectos diversos referentes aos efeitos das mudanças climáticas e caminhos para reverter o cenário vigente.
Com lançamento concomitante à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), os episódios apresentam, desse modo, dimensões diversas quando o assunto diz respeito ao clima e ao meio ambiente.
Nesse sentido, ao ter como tema principal o racismo ambiental, o podcast Essa Geração pelo Clima traz para o centro do debate as desigualdades socioeconômicas que agravam os efeitos do colapso climático na população brasileira. Essa dinâmica reflete-se, especialmente, no cotidiano de territórios ocupados por pessoas negras e periféricas.
A partir dessa reflexão, você poderá conferir, então, as diversas dimensões referentes ao debate sobre mudanças climáticas a partir dos episódios que as e os jovens do Geledés produziram sobre o tema. Assim sendo, os assuntos que a oitava temporada do podcast Essa Geração pelo Clima retrata são os seguintes:
- Racismo ambiental;
- Colapso climático e Brasil em foco;
- Saúde vs. crise;
- Soluções ambientais;
- COP30.
Bateu, enfim, o interesse em saber sobre os múltiplos reflexos da cultura no seu dia a dia? Confira todos os episódios – e, é claro, os diálogos com quem sabe falar com propriedade sobre esses temas – no seu agregador favorito de podcasts:
Episódio 1: Enxergando o racismo ambiental no CEP
No primeiro episódio, Amanda Costa, diretora do Instituto Perifa Sustentável, e Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do Governo Federal, compartilham, então, as suas perspectivas sobre as desigualdades socioeconômicas que agravam os efeitos da crise climáticas em pessoas negras e periféricas.
Episódio 2: O Brasil em foco
A jornalista, mestra em Planejamento Urbano e coordenadora da área de Direito às Cidades Antirracistas do Instituto de Referência Negra Peregum Gisele Brito, a engenheira sanitarista e ambiental, mestra em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e cofundadora do Observatório das Baixadas Waleska Queiroz e Fabiana Tock, coordenadora do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal, falam, então, sobre a importância de políticas públicas efetivas de defesa ao clima.
Episódio 3: Corpo quente: saúde na linha de frente da crise
Além de afetar de forma desigual territórios ocupados por pessoas negras e periféricas, a crise climática também afeta a saúde e a qualidade de vida da população brasileira. Esse é, então, o tema do terceiro episódio.
O episódio conta com entrevista de Jacqueline Moraes Teixeira, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora nas áreas de raça, saúde e políticas públicas. Quem participa também é Ana Carolina Barros Silva, psicanalista e coordenadora-geral da organização Casa de Marias.
Episódio 4: Soluções ambientais
O debate acerca da atuação das religiões de matriz africana contra a crise climática e as soluções ambientais criadas por elas para combatê-las são o foco do debate. Com participações de Izabella Tavares, educadora ambiental, ativista social pela igualdade racial, dançarina e Ekedji de Yewa, e de Ester Sena, assessora de Clima de Geledés – Instituto da Mulher Negra, esse episódio também irá explorar a relação da juventude brasileira com a defesa do meio ambiente e a participação dessa geração no palco dos diálogos sobre o clima.
Episódio 5: Justiça climática e a COP30
Para mostrar que o debate sobre justiça climática vai muito além de eventos como a COP30, que aconteceu em Belém (PA), a juventude de Geledés – Instituto da Mulher Negra traz para o debate uma pergunta urgente. A saber: quem paga, então, com a vida pelo desequilíbrio ambiental?
Nesse sentido, Karina Penha, socioambientalista e cofundadora do movimento Amazônia de Pé, e Erica Monteiro, liderança quilombola da Malungu, conversam sobre o racismo ambiental que atravessa a Amazônia. Desse modo, elas denunciam como a luta por justiça climática é inseparável da luta por vidas negras e territórios tradicionais.
Outro convidado é Mateus Fernandes, nascido nas periferias de Guarulhos, em São Paulo. Mateus é jornalista, participou da conferência TED Talks e é criador de conteúdo sobre meio ambiente e cultura periférica. Mateus enriquece o episódio compartilhando vivências sobre a luta pelo clima na cidade de São Paulo.
Ficha técnica
Produção Executiva: Samara Almeida; Rafaella Gicirani
Captação: Francisco Santos; Lucas Santos; Nathalie Rocha
Assistente de captação: Maria Irmany Ribeiro
Trilha sonora: Brisas Project; Id. Essa Geração
Montagem Geral (Vídeo): Daniel Ferreira (Set) e Helber Alves
Pós Produção de áudio: Caio Santos, da Griô Podcasts
Direção de Arte: Larissa Edy
Identidade Visual: Brisas Project
Roteirizado: Lucas Santos; Brisas Project; Samara Almeida; Maria Irmany Ribeiro; Larissa Edy
Apoio de pesquisa: Lucas Santos, Samara Almeida, Rafaella Gicirani, Maria Irmany Ribeiro
Coordenação: Fernanda Nobre (Fundação Tide Setubal) e Natália Carneiro (Geledés – Instituto da Mulher Negra)
Assistente de Projeto: Isabela Gaidis
Copywriting: Maria Irmany Ribeiro
Gravações realizadas em Geledés-Instituto da Mulher Negra, na República, em São Paulo





