Advocacy Colaborativo para o Investimento em Infraestrutura Urbana nas Periferias: Experiência do Jardim Lapena

22 de outubro de 2024

A publicação Advocacy Colaborativo para o Investimento em Infraestrutura Urbana nas Periferias: Experiência Jardim Lapena mostra o percurso que o Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal trilhou para implementar ações no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, que tivessem como objetivo enfrentar as desigualdades socioespaciais existentes no território.

O Jardim Lapena é o local onde está instalado o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação. O equipamento tem, então, sediado diversas atividades para a comunidade com foco no desenvolvimento urbano, social e econômico. Nesse sentido, as linhas de ação do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano e da área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação conectam-se diretamente quando se fala na criação de projetos que visam o bem-estar da população do bairro.

Nesse contexto, a publicação Advocacy Colaborativo para o Investimento em Infraestrutura Urbana nas Periferias: Experiência Jardim Lapena tem como objetivo mostrar, enfim, como o papel central da infraestrutura urbana para garantir o bem-viver das populações dos bairros periféricos.

Isso acontece, então, por meio da construção de percursos para tornar concretas as demandas urbanas do bairro no que diz respeito a aspectos urbanísticos. E, desse modo, permite-se que a ação do poder público seja mais célere e eficiente. Assim sendo, esse processo pressupôs o estabelecimento de um processo de interlocução entre diferentes atores. E essa linha de ação abrange desde o desenho e a adoção de projetos até o acompanhamento de licitações e diálogos, inúmeros diálogos.

Sobre a publicação

O estudo desse percurso possibilitou a criação da metodologia de Advocacy Colaborativo. Esse é, então, o foco da publicação Advocacy Colaborativo para o Investimento em Infraestrutura Urbana nas Periferias: Experiência Jardim Lapena.

Finalmente, o desenvolvimento do material teve como objetivo compartilhar essa experiência com outras instituições, em particular as do campo do Investimento Social Privado. E essa lógica contempla o  desejo de poder inspirar outras ações de transformação, por meio de intervenções com foco no urbanismo social, fundamentais para o bem-viver nas periferias.