fbpx
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Mapeamento de Ações de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade pela Gestão Pública Brasileira

29 de novembro de 2024
Compartilhar:

O relatório Mapeamento de Ações de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade pela Gestão Pública Brasileira apresenta uma pesquisa sobre a promoção da igualdade e combate ao racismo na gestão pública brasileira.

 

Desse modo, a pesquisa Mapeamento de Ações de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade pela Gestão Pública Brasileira é fruto da parceria entre o Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso da Fundação Tide Setubal, que promove a colaboração entre diferentes instituições e pessoas, visando à equidade de gênero e raça no mercado de trabalho e nas instituições públicas, e o Programa Planejamento e Orçamento Público, que desenvolve, incentiva e dissemina práticas de planejamento governamental e gestão dos recursos públicos que deem maior centralidade ao combate às desigualdades socioterritoriais.

 

A pesquisa tem como objetivo, então, mapear ações de promoção da igualdade racial e combate ao racismo nas esferas municipal e estadual. Assim sendo, o intuito é criar um marco de referência para subsidiar gestores públicos na adoção de políticas de ações afirmativas, a fim de evitar os riscos de reprodução de desigualdades na implementação das políticas públicas.

 

Com isso, o Mapeamento de Ações de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade pela Gestão Pública Brasileira visa contribuir com o fortalecimento e a adequada implementação de políticas de ação afirmativa para a população negra e/ou indígena a partir das experiências bem-sucedidas já desenvolvidas em municípios e estados brasileiros.

 

Objeto de estudo

Nesse contexto, o Mapeamento de Ações de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade pela Gestão Pública Brasileira tem como objetivo mostrar que é possível implementar ações de combate ao racismo e promoção da igualdade nos municípios e estados brasileiros com base nas experiências de políticas públicas que têm sido desenvolvidas no Brasil.

 

Desse modo, ao contemplar as esferas estadual e municipal, o levantamento visa fornecer subsídios para a construção de uma sociedade antirracista. Finalmente, a partir deste objetivo, o estudo abrange ações com foco nas populações negra e indígena.

 

Baixe o material a seguir.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.