Mathilde de Azevedo Setubal, Tide Setubal nasceu em 19 de março de 1925, em São Paulo, e faleceu em 2 de outubro de 1977, também na capital. Filha de Aldo Mário de Azevedo e de Alice de Lacerda Azevedo, era neta do senador Lacerda Franco. Fez seus estudos no Colégio Des Oiseaux e formou-se em Filosofia na Faculdade Sedes Sapientiae. Em 1946, casou-se com o engenheiro Olavo Setubal.
Mãe de sete filhos, desde jovem Tide Setubal se destacou na realização de atividades públicas. Nesse sentido, alguns aspectos abrangiam a como ser oradora da turma e desenvolver trabalhos sociais nas regiões pobres da cidade. No entanto, pode-se dizer que foi nos dois anos em que esteve à frente do Corpo Municipal de Voluntários (CMV) que sua atuação social ocorreu de forma mais sistematizada e com maior abrangência.
Quando Olavo Setubal foi nomeado prefeito, em 1975, ela sentiu-se com a responsabilidade de desenvolver um trabalho de maior alcance em favor das populações da periferia de São Paulo. Isso motivou a criação do CMV. Inicialmente composta por cinco voluntárias, a instituição passou a reunir mais de 400 mulheres.