Lançado em 2018, o edital Elas Periféricas é voltado à potencialização de iniciativas lideradas por mulheres negras que têm atuação em áreas periféricas de São Paulo e causam efeitos transformadores nos seus respectivos territórios. O edital está alinhado à diretriz de fomento ao fortalecimento das organizações e das lideranças periféricas, que destaca a importância do foco em projetos que priorizem gênero, raça e território.
As três primeiras edições do edital contaram com 72 iniciativas potencializadas – seis nos dois primeiros anos e 60 em 2021.
Desde 2021, o edital é realizado em parceria com a rede social TikTok. Na quarta edição, 75 organizações de todo o Brasil apoiadas por mulheres negras – cisgêneras ou transgêneras – receberam, cada uma, até R$ 20 mil.
Além do apoio financeiro, as iniciativas selecionadas passaram por uma trilha formativa composta por cinco eixos temáticos:
- Estruturação e gestão de projetos;
- Sustentabilidade financeira e mobilização de recursos;
- Comunicação estratégica (interna e externa) e pitches;
- Indicadores, monitoramento e avaliação;
- Tecnologia e transformação social.
Ainda, essas mesmas organizações puderam participar de um processo exclusivo de formação e mentoria oferecido pelo TikTok para o uso da plataforma, com o propósito de impulsionar a visibilidade das ações das organizações e coletivos e potencializar as suas narrativas e causas.
Confira mais detalhes sobre o Elas Periféricas na Plataforma Alas.