Reunião define rumos para Conferência Livre de Cultura da Zona Leste

21 de setembro de 2011

Na manhã do dia 17 de setembro, foi realizada uma reunião preparatória para a Conferência Livre de Cultura da Zona Leste no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, em São Paulo (SP). Na ocasião, cerca de vinte pessoas, entre educadores, artistas e lideranças locais, discutiram questões relacionadas à área cultural na região e definiram os trabalhos a serem executados para organização do evento, pré-agendado para 9 de dezembro.

Segundo Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal, a finalidade da Conferência é discutir e validar propostas da comunidade para políticas públicas de cultura na zona leste, contemplando não somente as chamadas “belas artes”, mas outras dimensões culturais e a produção local. “Temos de instigar esse debate, promovendo uma compreensão mais alargada de cultura e o seu diálogo com a educação, o esporte e a educação. Precisamos também agregar mais atores de localidade neste movimento”.

Para isso, os participantes dividiram-se em três grupos de trabalho, em função das seguintes tarefas: mobilização, articulação e comunicação para Conferência; produção do evento; e elaboração de um documento com diretrizes para políticas culturais na região e sugestões para serem inclusas no próximo Plano de Metas do Município. Cada frente iniciará suas ações, devendo apresentar seus encaminhamentos à Comissão Permanente.

Uma decisão do grupo foi a manutenção do cronograma de encontros com o poder público. Em outubro, convidarão a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Em novembro, será a vez Carlos Augusto Machado Calil, secretário municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Andrea Matarazzo, secretário estadual da Cultura, será convidado novamente; sua participação estava prevista para o último encontro, mas não houve um retorno da Secretaria.

Debate

Na reunião, um dos destaques foi a necessidade de mapeamento das demandas do setor cultural, para apresentá-las aos candidatos nas eleições municipais de 2012. “Quando o prefeito divulga o plano de metas para sua gestão, temos de nos perguntar cadê as metas do povo”, afirmou Padre Ticão, integrante do Movimento Nossa Zona Leste.

A descentralização dos recursos e a gestão compartilhada dos equipamentos públicos foram outros dois pontos debatidos no encontro. “Qual é o papel da supervisão de cultura das subprefeituras? Por que não fomentam a cultura local?”, questionou Sacha Arcanjo, músico e compositor. Já Vinicius Atalaia, do Bravus.net, discorreu a respeito do uso dos equipamentos culturais. “Não basta só construí-los, temos de discutir sua ocupação e gestão, para que fomentem a cultura para cidadania”.

O próximo encontro preparatório para Conferência será no 1° de outubro, sábado, às 9h30, no CDC Tide Setubal, situado à rua Mário Dallari, 170, em São Miguel Paulista. A reunião é aberta a todos os interessados.