Mara Salles celebra nove anos em parceria com a Fundação Tide Setubal

Prática de desenvolvimento

18 de junho de 2015

Todo ano a renomada chef de cozinha Mara Salles dedica um pouco do seu tempo para ministrar o curso de Saladas Gastronômicas e Técnicas Básicas de Cozinha, na Oficina Escola de Culinária do Jardim Lapenna. No último dia 28 de maio, mais de 15 mulheres participaram do último dia de oficina e receberam seus certificados.

A parceira entre a Fundação Tide Setubal e a chef vem desde 2007. Ao longo desses anos, Mara tem levado para a Oficina Escola de Culinária novos sabores, temperos e técnicas de culinária nos cursos para iniciantes e profissionalizantes.

Wagner Luciano da Silva, assistente de coordenação do projeto Ação Família, destaca a importância dessa parceria de mais de nove anos, “as oficinas ministradas pela Mara são um verdadeiro sucesso, as turmas estão sempre cheias e são bem avaliadas. Nos cursos, ela chama a atenção para a importância do alimento, das refeições preparadas no dia–a-dia, além de qualificá-los para o mercado gastronômico. Elas levam e exibem o certificado da oficina. Ter essa recomendação da Mara Salles no currículo é um belo começo”.

Mara, dona do restaurante Tordesilhas, ganhador do prédio de melhor restaurante de comida brasileira em 2013, conta que ao longo de todos esses anos já se sente em casa no Jardim Lapenna. “Adoro me encontrar com essas mulheres, elas me encantam. Cada nova turma é um aprendizado diferente, no final o que acontece é uma grande troca de saberes e sabores”.

No curso de Saladas Gastronômicas e Técnicas Básicas de Cozinha, a chef traz um pouco  do seu conhecimento e apresenta uma gama de possibilidades de sabores e combinações de ingredientes.

Edina Maria da Silva, moradora do Parque Paulistano, conheceu a Oficina Escola de Culinária por indicação de uma amiga. “Meu gosto por cozinhar sempre me fez buscar cursos de culinária, utilizo tudo que aprendo aqui no preparo das refeições da minha família, gosto de agradar meus filhos e meu esposo. A Mara nos mostrou que dá pra inovar na hora de preparar uma salada.”

Maria Bonfim mora no Itaim Paulista e para ela o curso será muito proveitoso, “estou me preparando para tentar uma vaga de emprego no mercado gastronômico. Na oficina com a Mara, além de melhorar minhas técnicas com facas, por exemplo, eu estou me preparando para melhorar minha capacidade de provar coisas novas na cozinha, à criatividade é muito importante para um profissional de cozinha”.

No final da oficina, Mara presenteou cada uma das participantes com um exemplar de seu novo livro Ambiciência – Histórias e receitas do Brasil fruto de sua viagem pelo Brasil para conhecer os diversos sabores e tradições culinárias do país. As oficinas com a chef só voltam no ano que vem, mas durante todo o ano a Oficina Escola de Culinária oferece cursos gratuitos de gastronomia.