• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Fundação Tide Setubal
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
  • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
      • Temporada 8
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Categoria > Notícias

“Volta às aulas para pais e filhos”, por Maria Alice Setubal

O início de um novo ciclo é sempre um bom momento para encarar os gargalos do ensino brasileiro  —e eles não são poucos, como nos mostra o novo Censo Escolar, divulgado há pouco.   Não pretendo, contudo, abordar esses dados, amplamente discutidos. Falo aqui de um outro ponto essencial: a relação entre famílias e escola. Afinal, a […]

26 de fevereiro de 2018
O início de um novo ciclo é sempre um bom momento para encarar os gargalos do ensino brasileiro  —e eles não são poucos, como nos mostra o novo Censo Escolar, divulgado há pouco.
 
Não pretendo, contudo, abordar esses dados, amplamente discutidos. Falo aqui de um outro ponto essencial: a relação entre famílias e escola. Afinal, a volta às aulas é um recomeço para estudantes e também para os pais.
 
Alunos do colégio estadual Milton Dortas, no interior do Sergipe, que tem ótima colocação no Enem - Folhapress
Alunos do colégio estadual Milton Dortas, no interior do Sergipe, que tem ótima colocação no Enem – Folhapress
 
A participação ativa da família na vida escolar é essencial para a gestão democrática das instituições de ensino e influi até mesmo na obtenção de melhores resultados, como demonstra um relatório divulgado em 2016 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
Nesse cenário, as desigualdades também impactam diretamente a relação dos pais com a escola.
 
A socióloga Annette Lareau afirma que, nos Estados Unidos, a classe social das famílias tem uma influência decisiva sobre a trajetória escolar de seus filhos, mesmo ao comparar somente alunos da rede pública. Isso se dá não por uma questão de valores familiares, mas pelo tipo de criação adotado e pela forma com que os pais se relacionam com as instituições de ensino.
 
Em suas pesquisas, Lareau constata que, embora a educação seja valorizada por todos, as medidas tomadas para buscar o sucesso acadêmico dos filhos variam de acordo com a renda familiar.
 
Enquanto na classe média era incentivado o debate em casa, além da inclusão de atividades extracurriculares e vivências que cultivassem habilidades e repertórios capazes de gerar um olhar crítico, argumentação e escolha, os pais das classes mais baixas tendiam a valorizar mais a obediência, a convivência com a família estendida e o livre brincar. Embora essas atividades cultivem a autonomia e a criatividade, são menos valorizadas nas escolas.
 
A relação entre os pais e o colégio também diferia bastante. Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição.
 
Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel. Segundo Lareau, ainda que razoável, essa atitude não é vantajosa. Os professores muitas vezes interpretavam a ausência dos pais como sinal de descaso.
 
Esse desencontro de expectativas acontece também no Brasil, como revelou a pesquisa “Família, Escola e Território Vulnerável”, realizada pelo Cenpec e pela Fundação Tide Setubal.
 
Famílias das camadas mais pobres tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola—e seus esforços, em alguns casos ainda insuficientes, para contribuir com a educação dos filhos tornam-se invisíveis no universo escolar. Já os colégios e seus agentes sentem-se ignorados pelas famílias.
 
Na sociedade do conhecimento, a troca de informações entre escola e família é fundamental. Algumas práticas podem ajudar a efetivar essa aproximação.
 
Um primeiro passo é facilitar a comunicação de pais e professores, algo que pode ser feito com o apoio de novas tecnologias, como grupos em redes sociais e aplicativos de celular.
 
Ao convidar os pais para conversar, a escola transmite informações importantes e úteis, como explicações sobre o processo de aprendizagem, quais os resultados esperados e como a família pode apoiar os alunos em casa.
 
Escolas que adotaram esses exemplos, como é o caso das instituições atendidas pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, demonstram bons resultados.
 
Os educadores podem até mesmo ajudar as famílias a valorizar atividades extracurriculares ligadas a esporte, cultura e tecnologia, que desenvolvem competências importantes para a prática da cidadania e a participação na sociedade.
 
Ao assumirem que a responsabilidade pela educação é compartilhada, pais e escola estabelecem uma relação de confiança e apoio mútuo, que favorece a todos.
 
 
 
 

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

CATEGORIA

Fundação Tide Setubal e DRE São Miguel promovem formação em educação integral

De Fundação Setubal 24 de setembro de 2013

CATEGORIA

Cortejo literário marca primeiro ano do Ponto de Leitura do Jd. Lapenna

De Fundação Setubal 25 de junho de 2010

CATEGORIA

Campanha de arrecadação de livros da Fundação Tide Setubal é pontapé inicial para o Festival do Livro

De Fundação Setubal 20 de agosto de 2015

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies