21 de novembro de 2019

O documento Territórios de Direitos: um guia para construir um Plano de Bairro com base na experiência do Jardim Lapena consiste em um guia para a construção do Plano de Bairro com base na experiência do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo.

O material conta com repertório de práticas, estratégias e reflexões criadas entre 2017 e 2019, com base em metodologia de trabalho que foi desenvolvida e implementada pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas (Cepesp-FGV), o Colegiado do Plano de Bairro Jardim Lapena e a comunidade do território.

O processo, que está previsto na Lei do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e integra o Sistema de Planejamento do Município, foi impulsionado pela experiência do Fórum de Moradores.

Desse modo, o objetivo de desenvolver o Plano de Bairro consistiu promover a busca por recursos técnicos e financeiros para a realização de melhorias no bairro.