Home > Artigos > Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

18 de julho de 2024

A promoção da equidade sociorracial e de gênero em espaços de poder e de decisão, seja na esfera pública ou privada, passa pela atuação de lideranças brancas.

Maria Alice Setubal, presidente do Conselho Curador da Fundação, aborda este tema em artigo para a Folha de S.Paulo. O texto apresenta dados estatísticos e estudos que evidenciam disparidades raciais, em particular com interseccionalidade de gênero e raça, para evidenciar esse aspecto.

A partir dessa lógica, Maria Alice Setubal reforça o fato de que lideranças brancas têm, de fato, responsabilidade na busca pela equidade racial.

Exemplos e ações

No mesmo artigo, Maria Alice Setubal apresenta exemplos que lideranças brancas podem seguir para reduzir disparidades sociorraciais em espaços de poder de decisão.

Assim sendo, alguns tópicos abrangem o estabelecimento de cotas raciais no funcionalismo público e a Plataforma Alas. A iniciativa consiste em um plano coletivo para potencializar trajetórias de profissionais negras e negros para alcançar espaços de liderança nas esferas pública e privada.

“Além de políticas públicas e da forte atuação da sociedade civil, a efetiva transformação do cenário de representatividade depende da coragem e da responsabilidade de lideranças brancas em cargos de decisão para se posicionar, afirmando publicamente a prioridade da pauta de equidade racial e de gênero”, reforçou Maria Alice Setubal.

Para ler

Acesse o artigo Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial exige cidadania e pertencimento social no site da Folha de S.Paulo. Por fim, você pode também fazer o download do arquivo anexo nesta página.

Foto: WOCinTech Chat