Atividades educativas e de lazer marcam Dia da Criança no CDC Tide Setubal

27 de outubro de 2009

Gincanas, exibição de filmes, contação de histórias, oficina de brinquedos, jogos e passeio ao Parque do Ibirapuera. Essas foram as atividades promovidas pelo CDC Tide Setubal, entre 5 e 9 de outubro, para comemorar a Semana da Criança. Cerca de 300 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 18 anos, participaram das atividades no clube, que foram elaboradas especialmente pelo Núcleo de Esportes do CDC.

Na visita ao Ibirapuera, as crianças conheceram o Modelódromo – local com miniaturas de carros e aviões manejados por controle remoto. O passeio ao parque foi promovido por meio de parceria com o Programa Clube Escola, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer em Recreação, realizada em integração com a Fundação Tide Setubal, e que acontece no CDC Tide Setubal. O objetivo do Clube Escola é oferecer esporte, cultura e lazer aos moradores do Jardim São Vicente, antes ou após o horário regular de aula.

Marcelo Ribeiro, coordenador geral do CDC Tide Setubal, ressalta a importância de propor atividades diferenciadas nas comemorações do Dia das Crianças como forma não só de celebrar a data, mas também de colaborar com a formação de crianças e adolescentes. “O processo educativo envolve muitos fatores e possibilidades. Nosso objetivo com a Semana da Criança foi proporcionar atividades principalmente cooperativas, de trabalho em equipe, possibilitando ao mesmo tempo diversão e educação”, afirma. “Apesar do tempo chuvoso, tivemos uma participação bastante razoável”, relata.

Leia a seguir comentários de crianças que participaram da Semana da Criança no CDC Tide Setubal:

Luiz Antônio Ribeiro de Santana, 11 anos, aluno do quinto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Almirante Pedro de Frontin

“Participei em todos os dias e o que mais gostei foi da Caça ao Tesouro, na sexta-feira: eram várias pistas espalhadas em cartões pelo CDC, e nós fomos descobrindo uma por uma. Isso foi bem divertido.”

Guilherme Silva de Jesus, 12 anos, aluno do sexto ano do ensino fundamental na Escola Estadual Maria de Lourdes Vieira

“O melhor foi a Corrida da Colher. Pegávamos uma colher, colocávamos na boca, daí pegávamos uma bolinha, colocávamos em cima da colher, e tínhamos que andar assim, equilibrando a bolinha, até chegar do outro lado do pátio. Minha bolinha caiu várias vezes. É bem difícil, mas foi divertido. Gostei muito, ri bastante”.

Jackson Costa Silva, 11 anos, aluno do quarto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Almirante Pedro de Frontin

“Vim todos os dias, e o que eu gostei mais foi da contação de histórias, porque a gente começa a imaginar um monte de coisas. O homem estava usando uma fantasia, que eu achei bem interessante”.

Leônidas Aparecido Nascimento, 11 anos, aluno do quinto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Almirante Pedro de Frontin

“Sempre jogo futebol aqui no clube e já vim várias vezes com os meus amigos. Nessa semana, a gente brincou bastante, e foi muito legal.”