Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Caderno conta a história de São Miguel

@Comunicacao

24 de junho de 2008
Compartilhar:

Em outubro, os jovens participantes do Projeto São Miguel Paulista e Brasileiro deram início à elaboração de um caderno que vai contar a história do bairro em fotos, relatos e memórias, divididos em três momentos: O início do bairro de São Miguel, A fábrica Nitro Química e o Clube da Comunidade Tide Setubal.

 

No período de abril a setembro, eles realizaram mais de 50 entrevistas com moradores antigos, que serviram como base para a definição dos personagens. Além disso, foram realizadas atividades culturais, como sarau e exposição de artes visuais no CDC Tide Setubal, e expedições fotográficas pelo bairro, para registro dos prédios históricos, casas antigas, praças, rios e córregos, que denotam as transformações ocorridas em São Miguel ao longo dos anos, bem como o impacto do acelerado processo de urbanização da região.

 

As imagens fazem parte do acervo visual, que conta com mais de 50 fotos antigas fornecidas pelos moradores e integram a exposição digital “Um olhar, sobre certo bairro”. Tanto a exposição quanto o lançamento do caderno devem acontecer ainda em 2006.

 

“Para a organização desse material, foi criado um CEDOC – Centro de Documentação, coordenado pelos pesquisadores, que tem como finalidade catalogar todo o material produzido durante as formações, organizar e cadastrar dados dos entrevistados e arquivar as informações relativas ao processo de entrevista, bem como realizar digitalização das imagens e dos documentos fornecidos pelos moradores”, conta o coordenador do projeto, Mauro Bonfim.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.