Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
CDC Tide Setubal promove tradicional festa junina
No último fim de semana de junho, São Miguel recebe grupos de catira, congada, samba de roda e rural, fandando, quadrilha e banda de pífanos.
A única unanimidade nas festas juninas do Brasil é o período no qual são realizadas. Cada rincão do País tem um jeito diferente de comemorar os santos Antônio, João e Pedro, nas festas que unem o Sagrado e o Profano em ritmos do interior. Para mostrar a riqueza de manifestações culturais típicas desta época, a Fundação Tide Setubal realiza no CDC Tide Setubal o 2º Encontro da Cultura Caipira, no último fim de semana do mês (dias 27, 28 e 29/6). A festa será realizada das 17h às 23h e a entrada é gratuita.
Além de quadrilha e casamento caipira, típicos da festa junina paulistana, o 2º Encontro da Cultura Caipira leva a São Miguel Paulista manifestações culturais como as congadas de São Benedito e Santa Efigênia – que chegam ao CDC após percorrer as ruas do bairro em cortejo –, samba de roda, samba rural, catira, forró com sanfoneiros, fandango de chilenas e a banda de Pífanos de Caruaru.
Logo na entrada da festa, uma autêntica casa caipira feita de taipa leva os visitantes ao universo interiorano. Para garantir o gosto e o cheiro das festas juninas, barracas com comidas e bebidas típicas.
“Caipira é o homem do interior. E em São Paulo todo mundo tem um pouco de caipira. Em toda a periferia paulistana e em São Miguel Paulista em especial, aspectos da cultura nordestina e da cultura do interior doe estado se cruzam e criam um estilo de vida próprio. Esse encontro joga luz nas manifestações culturais que fazem parte da formação de cada um”, explica Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.
Veja programação completa:
Dia 27/6 (sexta-feira)
17h – Gil Sanfoneiro Trio
Liderado por Gil Sanfoneiro, o trio conta também com triângulo e zabumba para apresentar clássicos do forró de pé de serra nordestino.
18h – Casamento Caipira – Grupo Rapadura
Grupo de teatro do ator e diretor Roberto Tati, responsável por inúmeras montagens teatrais na região de São Miguel Paulista.
18h30 – Mostra de Quadrilha Junina
19h – Casamento Caipira – Projeto ArteCulturAção
Apresentado pelos jovens do Núcleo de Formação Sócio-Cultural do projeto ArteCulturAção, promovido pela Fundação Tide Setubal, que desenvolve o teatro em todas as suas áreas (dramaturgia, iluminação, sonoplastia, expressão corporal, maquiagem, figurino).
20h – Congada de São Benedito
Congada tradicional comandada pelo Mestre Chico Preto, apresenta-se em cortejos, rememorando grande relação com a África. Aparece nos mais diversos pontos do país, em festas religiosas, sobretudo nas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito. Possui Rei e Rainha, embaixada com percussões das mais variadas e lutas simbólicas com bastões de madeira. A dramatização é feita em torno da coroação mítica dos Reis do Congo.
21h – Samba de Roda de Pirapora do Bom Jesus
No Estado de São Paulo ocorre uma modalidade de samba muito especial denominada, de acordo com a época e a localidade, Samba Antigo, Samba Caipira, Samba Campineiro, Samba de Pirapora, Samba de Terreiro, Samba Lenço, Samba Paulista, Samba Sertanejo ou, entre seus praticantes, simplesmente Samba. O termo Samba de Roda, mais conhecido e associado a uma modalidade praticada na Bahia, também é utilizado pelos sambistas de São Paulo para esta manifestação, que os estudiosos do assunto, por sua vez, preferem denominar Samba Rural ou Samba de Bumbo.
22h – Samba da Tenda
Releitura do samba tradicional paulista feito em uma roda acústica onde os músicos e artistas cantam composições próprias e de outros em um clima familiar.
Dia 28/6 (sábado)
17h – Gil Sanfoneiro Trio
18h – Mostra de Quadrilha Junina
19h – Os Favoritos do Catira
Catira e cateretê são denominações de nossas danças de sapateado, derivadas do antigo fandango português. Ponteiam todo o Estado, incluindo-se a grande São Paulo.
20h – Congada de Santa Efigênia
Um dos poucos exemplos de grupos tradicionais que conseguiram se re-articular no contexto adverso da Grande São Paulo, a Congada de Santa Efigênia está sob o bastão de Gislaine Donizete Afonso, filha do antigo mestre Zé Baiano. Congadas são folguedos que comumente aparecem na forma de préstitos (cortejos). Na sua instrumentação há um destaque para a percussão, estimulando muitos momentos de bailados vigorosos e manobras complicadas.
21h – Osvaldinho da Cuíca – Samba Rural Paulista
Sambista, ritmista, passista, cantor e compositor, Osvaldinho da Cuíca é o autêntico representante de uma arte popular que transita entre a tradição e a contemporaneidade. Seu reconhecido trabalho como instrumentista e o empenho no resgate, preservação e difusão do samba, repercutiram na conquista do importante título de “Embaixador Nato do Samba Paulista”, concedido pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP).
22h – Gil Sanfoneiro Trio
Dia 29/6 (domingo)
17h – Gil Sanfoneiro Trio
19h – Mostra de Quadrilha Junina
20h – Fandango de Chilenas
Dançando com botas de meio cano, as botas dos tropeiros paulistas, nas quais são atadas as chilenas, espécie de grandes esporas com várias rosetas que tinem durante o sapateado e o entre-choque de botas. O acompanhamento é feito com violas.
21h – Banda de Pífanos de Caruaru
A Banda de Pífanos de Caruaru tem suas origens no ano de 1924, quando Manoel Clarindo Biano, sertanejo das Alagoas, herdou de seu pai dois pífanos (ou pifes), um bombo, um prato e a missão de manter viva a Zabumba Cabaçal criada por seu avô. Imediatamente, senhor Manoel juntou a família e começou a percorrer o Nordeste, fazendo apresentações em quermesses, novenas, casamentos, batizados, enterro de “anjos” e até mesmo para o lendário Lampião. Foi nessas andanças que aportaram em Caruaru, no ano de 1939. Com a morte de senhor Manoel, em 1955, a missão de manter viva a tradição foi delegada aos seus filhos e netos, agora batizados com o nome de Banda de Pífanos de Caruaru. Em São Paulo gravaram seu primeiro LP, em 72, e foram convidados a soprar seus pífanos em documentários, shows, festivais nacionais e internacionais.
22h – Gil Sanfoneiro Trio
Serviço:
Arraial do CDC Tide Setubal – 2º Encontro da Cultura Caipira
Dias 27, 28 e 29 de junho de 2008
Das 17h às 23h
Local: CDC Tide Setubal (Rua Mário Dallari, 170 – Jardim São Vicente – São Miguel Paulista)
Mais informações: (11) 2297-5969