CDC Tide Setubal: espaço para mobilização social, cultura e cidadania

23 de novembro de 2009

Quatro anos após ser revitalizado, o CDC (Clube da Comunidade) Tide Setubal – espaço público municipal aberto, de lazer e convivência, co-administrado pela Fundação Tide Setubal e a Associação Recreativa Brasil Futebol Clube – é hoje não só um clube desportivo, mas também local de manifestação cultural, mobilização social, participação e construção da cidadania em São Miguel Paulista.

Quem relata esta ampliação do uso do lugar é Marcelo Ribeiro, coordenador geral do CDC Tide Setubal desde setembro de 2005. “O CDC tornou-se um espaço de toda a comunidade, com uma programação diferente a cada mês, entre saraus, shows, exposições, filmes, além de grandes eventos culturais como a Feira do Livro e o Encontro Caipira”, relata Marcelo.

O coordenador também ressalta que a própria forma de gestão do clube tem favorecido a participação dos habitantes de São Miguel: toda última terça-feira do mês, integrantes do Conselho Consultivo do CDC, composto por moradores, empresários, representantes da área da educação, saúde e esporte, se reúne para discutir as atividades do clube e debater o que é o melhor para a comunidade.

Outros exemplos de apropriação do espaço como lugar de mobilização social cidadã são os encontros periódicos do Movimento Nossa Zona Leste, com a presença de líderes comunitários da região, e a realização de plenárias do Movimento Nossa São Paulo, como a de 11 de novembro de 2009. Na ocasião, cerca de 30 moradores e lideranças apresentaram propostas de mobilidade e transportes sustentáveis para a cidade. As sugestões entrarão no Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis, a ser apresentado à Câmara Municipal para o planejamento de 2010.

Para Luís França, integrante do Nossa Zona Leste e mediador da plenária regional no CDC, o intercâmbio promovido faz do encontro algo positivo. “Reunir essas lideranças aqui ajuda a pensar a zona leste como um todo; uma área passa a conhecer a proposta da outra e, juntos, podemos reivindicar para o poder público melhorias para a região”, afirma.

Nova paisagem, nova história

A efervescência cultural, esportiva e comunitária que o CDC Tide Setubal vive hoje teve como ponto de partida a reforma do clube, promovida em 2005, pela Fundação Tide Setubal, com o apoio da Prefeitura de São Paulo. Foram feitos: a construção de um novo complexo para manifestações culturais e educativas, com palco, sala de convivência, pátio e telecentro; a revitalização do campo de futebol society e da quadra poliesportiva; e recuperação das instalações hidráulicas e elétricas. A decisão de realizar atividades da Fundação em São Miguel no CDC e de co-administrá-lo se deu justamente por se tratar de um equipamento da comunidade criado em 1976 e, portanto, com sua história ligada a esta população.

“Antes das reformas, o CDC era abandonado e triste, com poucos freqüentadores, a maioria homens que jogavam futebol no fim de semana. Aos poucos, o público mudou e a frequência aumentou. Vejo agora a família inteira indo ao clube durante a semana. São pais, mães, mulheres, idosos, crianças que aproveitam as diferentes atividades, como vôlei, basquete, teatro, gincanas”, aponta Marcelo.

Mudança de comportamento

Ao crescimento e à diversificação do perfil dos usuários do clube seguiu-se uma transformação no comportamento. O coordenador conta que, quatro anos atrás, os jovens se desentendiam com freqüência e atualmente há mais respeito entre eles. Outra mudança se refere à limpeza: muitos papéis e objetos eram jogados no chão, que hoje são depositados nas lixeiras de coleta seletiva – uma forma de educação ambiental no clube. “Eles encontram o chão sempre limpo e o espaço organizado, então se sentem respeitados pelo espaço, e passaram a retribuir isso”.

Além disso, à medida que se tornou um reconhecido ambiente de convivência social, o CDC passou a contribuir para a educação dos jovens. “As meninas e meninos tem liberdade para frequentar o local e brincar, pegar uma bola emprestada e usar a quadra em grupos, sem necessariamente participar de uma atividade programada. É a comunidade ocupando um espaço que é dela”, finaliza.

Novidades em 2010

No ano que vem, o CDC dará continuidade a ações que o fortaleça como espaço irradiador de diferentes atividades.”Além dos esportes e das atividades culturais, queremos que, cada vez mais, grupos da comunidade usufruam desse espaço também para suas propostas”, relata Marlene Cortese, presidente do CDC. Os gestores do CDC estão em fase de planejamento estratégico, e haverá outras novidades em janeiro próximo.