Fundação Tide Setubal articula comunidade de São Miguel com o poder público

22 de fevereiro de 2010

Em 28 de fevereiro, dezenas de moradores do Jd. Lapenna debaterão o problema das enchentes na região. O evento terá exibição ao vivo da TV de Rua. No dia seguinte, 1º de março, a comunidade fará mais uma Reunião do Povo do Jd. Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim, movimento pela melhoria de vida nesses locais. Na pauta: saúde, transporte e bem-estar social. Estes dois eventos exemplificam o trabalho da Fundação Tide Setubal para estimular o engajamento da população na resolução de seus problemas.

Tais participações demonstram as ações da Fundação para: aproximar moradores e poder público para que dialoguem e consigam promover o desenvolvimento sustentável local; formar lideranças comunitárias capazes de prosseguir neste diálogo; e dar suporte a movimentos como o Nossa Zona Leste e o Reunião do Povo.

Comunicação mobilizadora

A TV de Rua terá início a partir das 20 horas do domingo, na Travessa Roland Berigan, no Jd. Lapenna. Ela nasceu dentro do Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar com o objetivo de incentivar a cidadania participativa pelo uso de elementos da comunicação. Desde 2009, líderes locais e jovens do NCC estão envolvidos na programação de um telejornal, que é transmitido ao vivo a cada dois meses, por meio de uma projeção feita em muros da vizinhança.

A escolha do tema enchentes contou com votos de uma comissão de moradores, jovens do NCC e líderes locais. “Fizemos ampla pesquisa sobre a história do Tietê, o sistema de comportas e outros assuntos para tirar dúvidas”, explica Kátia Ramalho Gomes, de 17 anos, integrante do NCC, que atuou na produção do telejornal sobre enchentes. “Também falamos com os órgãos relacionados ao assunto como EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e Subprefeitura”, complementa.

De acordo com José Luiz Adeve, o Cometa, coordenador do NCC, a TV de Rua dá voz à comunidade, permitindo aos moradores expor reivindicações e propor soluções de forma direta às autoridades competentes. “Há, ainda, um caráter educativo. Quando as pessoas vão abordar o poder público é com conteúdo. Já conhecem as políticas públicas, o departamento responsável e também sabem como funciona o sistema”, explica.

Retorno do poder público

Na 4ª Reunião do Povo do Jardim Lapenna, União de Vila Nova e Sitio Mirim, a ser realizada em 1º de março, no Galpão de Cultura e Cidadania, os moradores darão um retorno sobre seus encontros com integrantes do poder público local.

É que cerca de 120 moradores haviam se dividido em comissões de reivindicação durante a terceira reunião ocorrida 1º de fevereiro, na qual debateram questões como construção de Unidade Básica de Saúde, creche e Centro de Convivência dos Deficientes e Idosos de União de Vila Nova, além das obras da nova estação de trem. Leia aqui: https://fundacaotidesetubal.org.brnoticias/215

“Os gestores precisam entender que a boa administração acontece com a comunidade. As maiores conquistas sociais da zona leste só aconteceram porque a população esteve presente”, afirma Padre Ticão, um dos articuladores da Reunião do Povo do Jd. Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim.

Embrião de cidadania

“Convidamos os moradores a serem autores e atores das ações em prol da região. Estamos colaborando para construir uma cultura de cidadania participativa, que vai além dos direitos e deveres”, explica Tião Soares, da área de relações institucionais da Fundação Tide Setubal.

Para Eduardo de Almeida Dantas, morador de São Miguel e professor de História da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Paulo Rolim Loureiro, há ainda bastante descrédito da população em participar. No entanto, ele considera que a Fundação já conseguiu inserir um embrião para a mudança de comportamento. “Ela faz a diferença na região ao reunir diferentes pessoas para o debate, como nos encontros do Movimento Nossa Zona Leste”, relata Eduardo.