Encontro da Cultura Caipira reúne expressões culturais do interior paulista

24 de junho de 2008

Neste ano, o Arraial do CDC Tide Setubal volta à essência das festas juninas paulistanas e joga luz nas diferentes e ricas expressões culturais do interior do Estado, muitas originárias de outras regiões do país. O 1º Encontro da Cultura Caipira, organizado e realizado pela Comissão de Cultura do CDC, com o apoio da Fundação Tide Setubal, será realizado de 22 a 24/6 e de 29/6 a 1º/7, das 17h às 23h, com entrada gratuita.

Na programação, grupos de catira, forró, cururu, viola caipira, fandango, congada, samba de roda e de lenço, jongo e batuque de umbigada, que se apresentam em meio às atrações típicas de festa junina, como barracas de comida típica, brincadeiras e quadrilha, além de uma autêntica casa caipira.

As festas juninas, dedicadas a São João, São Pedro e Santo Antônio, santos católicos de origem portuguesa, são associadas, no mundo rural, ao tempo da colheita. Na cidade, elas reascendem e reafirmam os elos com a vida no Brasil de forte influência rural.

De acordo com o antropólogo Maurício Érnica, em toda a periferia paulistana, e de modo especial em São Miguel Paulista, aspectos do patrimônio cultural nordestino se entrecruzaram com aspectos do patrimônio cultural caipira para formar, no interior da metrópole, um outro modo de vida. Os migrantes de outras regiões e os diversos imigrantes, que também marcam a vida paulistana e de São Miguel, relacionam-se no dia a dia com esse encontro caipira-nordestino.

“A idéia deste evento é trazer manifestações culturais que resgatem a formação de nosso patrimônio cultural, que muitas vezes parece estar encoberto pelo ritmo acelerado da vida paulistana”, afirma Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.

Programação do 1º Encontro da Cultura Caipira

22/6 – sexta-feira

Os Favoritos do Catira (Guarulhos)

Grupo Expressão e Atitude