Universidade Cruzeiro do Sul e seus alunos apóiam Fundo ZL Sustentável

5 de outubro de 2012

Neste segundo semestre de 2012, alunos da Universidade Cruzeiro do Sul começaram a apoiar o Fundo Zona Leste Sustentável, uma iniciativa idealizada pela Fundação Tide Setubal que arrecada e canaliza recursos financeiros, materiais, humanos e sociais para a zona leste de São Paulo. Por meio do boleto da mensalidade, os universitários podem doar R$ 1,00 à iniciativa. Até o momento, cerca de 30% do corpo discente dos campi Anália Franco e São Miguel aderiam à ação.

Os recursos serão destinados ao financiamento de projetos de empreendedorismo e de geração de empregos da zona leste, selecionados por meio de edital. “Esta campanha é uma forma de os alunos contribuírem para um programa que poderá ser utilizado por eles mesmos no futuro”, conta a professora Janice Valia Santos, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul.

Enraizamento local

De acordo com Gabriel Ligabue, consultor técnico do Fundo, a mobilização realizada pela Universidade Cruzeiro do Sul — que, atualmente, ocupa a presidência do Comitê Programático do Fundo —, tem duplo objetivo: de captar de recursos e de aumentar a visibilidade da iniciativa. “A campanha faz com que a comunidade conheça um processo dentro da própria região, que visa auxiliar no desenvolvimento da economia local”.

Por duas semanas em agosto último, em stands nos campi, representantes do Fundo e dos projetos já financiados relataram o propósito da iniciativa e seus resultados desde 2010. A prestação de contas continuará, e os doadores receberão informações periódicas sobre os projetos apoiados pelo Fundo.

Na visão de Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, a ação mostra que os integrantes do Fundo estão envolvidos no desafio de gerar renda e de fortalecer a cadeia produtiva regional. “Revela também como essa estratégia está se enraizando localmente, pois a comunidade começa a se apropriar do projeto”. Agora, o Fundo estuda ampliar o diálogo com os comerciantes locais sobre a iniciativa nos estabelecimentos para captação de recursos.