CDC Tide Setubal recebe Milton Jung, Juca Kfouri, José Roberto Torero e Caco Barcellos

24 de junho de 2008

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro acontece, em São Miguel Paulista, a 2ª Feira do Livro do Clube da Comunidade CDC Tide Setubal. A proposta da feira surgiu na Comissão de Cultura formada por moradores, artistas e lideranças culturais do bairro e logo foi apoiada pela diretoria gestora do CDC Tide Setubal e pela Fundação Tide Setubal. O objetivo é oferecer à comunidade local mais contato com a produção literária nacional, tendo em vista o potencial de leitores na região e, ao mesmo tempo, sua dificuldade de acesso.

Neste ano, a idéia é manter o mesmo espírito, estimulando a leitura e a escrita. As principais atrações serão as conversas com autores. Já estão confirmadas as presenças dos jornalistas Milton Jung, Juca Kfouri, José Roberto Torero e Caco Barcellos; dos psicólogos Bel Kahn e Marcelo Ribeiro; da historiadora Patrícia Junqueira, do artista plástico Fernando Vilela e da socióloga Amanda Leal. Também estarão presentes os artistas locais Zulu de Arrebatá, Edvaldo Santana e Sacha Arcanjo.

Além disso, haverá contação de histórias, lançamentos e exposição de livros, apresentações de música brasileira e poesia. A grande novidade em 2007 fica por conta do espaço para troca de livros e da possibilidade de escrever uma crônica sobre São Miguel. Um computador ficará à disposição dos visitantes para que cada um escreva uma parte do texto, que ao final será entregue ao jornalista Milton Jung, para seu programa na Rádio CBN São Paulo.

Confira a programação inicial:

Dia 8/11 (quinta-feira)

Com Valdeck de Garanhuns

Tema: SÃO PAULO, TERRA DE PAULISTAS E BRASILEIROS

Com Milton Jung, Maria Alice Setubal, Paulo Cannabrava Filho e Mauricio Érnica (mediador)

Esta mesa caminha em direção a refletir o cotidiano de São Paulo, traçando as diversas transformações do patrimônio material e imaterial, com seus personagens, sua história e em que medida estas transformações refletem a vida da terra paulista.

Das 17h30 às 19h

RODA DE CONVERSA

A história do rock e o livro A Volta dos Mutantes, com a autora, jornalista, historiadora e dramaturga Paula Chagas Autran e o jornalista e crítico musical Pedro Autran.

Tema: O PRAZER NA ESCRITA E NA LEITURA

Com Amanda Leal, Dayane Pamella, Jéssica Araújo e Maria Vilela (mediadora)

Esta mesa tem como objetivo promover uma reflexão sobre os seguintes temas ligados ao universo literário:

1) O prazer suscitado pela leitura e escrita

2) Desafios para a aquisição do hábito da leitura

3) A importância do livro no processo de construção subjetiva

4) O processo de criação artística.

Dia 9/11 (sexta-feira)

Com Carlos Godoy

Tema: FUTEBOL, BATE-BOLA E LITERATURA

Com Juca Kfouri, José Roberto Torero e Judi Cavalcante (mediação)

Das 18h às 19h

INTERVENÇÃO – Revista Raiz

Roda de conversa sobre aspectos da cultura popular brasileira. Parceria com o Fórum Permanente para as Culturas Populares de São Paulo, com mediação de Tião Soares.

Tema: CULTURA E SOCIEDADE

Com Caco Barcellos, convidado a confirmar e Maria Alice Setubal (mediadora)

Esta mesa fará uma análise sobre até que ponto a intensa culturalização vivida pela sociedade contemporânea provoca reflexos e contribui ou não para a mudança de hábitos e costumes na cultura local das comunidades.

Dia 10/11 (sábado)

Com Cláudio Oliveira

Tema: O JOVEM NA UNIVERSIDADE

Com Bel Khan, Patrícia Junqueira, Marcelo Ribeiro e Tide Silva (mediadora)

Esta mesa se propõe a discutir a questão do jovem na universidade a partir da reflexão dos seguintes eixos norteadores:

1) A importância da formação universitária para a inclusão do jovem no mercado de trabalho;

2) Políticas públicas e privadas de incentivo à formação universitária do jovem de baixa renda;

3) Ter um diploma universitário: um sonho possível?

4) O papel da escola e da família na relação do jovem com o estudo (ou, na prática do estudo do adolescente);

5) Desafios do “crescer”: o processo de subjetivação na passagem da adolescência para a fase adulta.

Das 18h às 19h

LANÇAMENTO DE LIVRO

“Estorinhas para Ouvir – Aprendendo a escutar música”, de Enny Parejo (editora Irmãos Vitale)

CONVERSA COM O AUTOR

Tema: MÚSICA, LITERATURA E MPA (Movimento Popular de Arte)

Com Zulu de Arrebatá, Edvaldo Santana, Sacha Arcanjo, Adalberto Akira e Raberuã (mediador)

O debate deverá propor uma reflexão a respeito do Movimento Popular de Arte nascido em São Miguel Paulista nos anos 80, em que medida este Movimento se articulou por meio da música com a literatura de São Paulo e qual a sua importância na formação e acesso à cultura.

Serviço:

2ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2007

ENTRADA GRATUITA

Local: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dalari, 170 – Jd. São Vicente – São Miguel Paulista (ao lado da Escola Almirante Frontim)

Informações: (11) 6297-5969