Dez organizações são selecionadas para fortalecer suas ações educativas
Educadores e jovens de instituições das zonas leste e sul da capital paulista participarão de formações para aperfeiçoar o trabalho socioeducativo dessas entidades
Fundação Tide Setubal, FICAS e CASA7 – Memórias e Aprendizagens escolheram, por edital, dez organizações sociais sem fins lucrativos para serem beneficiadas, a partir de abril, pelos Programas de Formação Pedagógica e Jovens Pesquisadores (veja lista abaixo). Situadas nas zonas sul e leste de São Paulo (SP), todas atuam em prol de adolescentes e jovens, entre 14 a 20 anos, no contraturno escolar. Participarão dois educadores e dois beneficiados de cada entidade, as quais receberão ao todo o valor de R$ 4 mil, além de uma ajuda de custo para transporte para os encontros.
O Formação Pedagógica, voltado aos educadores, trabalhará a elaboração de um plano educativo, com métodos para articulações familiar, comunitária e escolar. Ao todo, oferecerá 120 horas presenciais e 60 horas para atividades, inclusive cursos de profissionalização, com duração de oito meses e reuniões semanais de 4 horas, realizadas no FICAS.
A seguir, os jovens entrarão em cena em 52 horas presenciais e 90 horas para a construção de instrumentos de pesquisa, trabalho de campo e análise de dados, tudo com o acompanhamento dos educadores, em reuniões quinzenais na CASA7. A finalidade é que eles tenham a chance de desenvolver um olhar crítico sobre sua própria realidade social, exercitando metodologias de pesquisa e analisando resultados alcançados.
“Pela parceria que firmamos, o eixo dos educadores será coordenado pelo FICAS, e os profissionais terão a oportunidade de aprender novos conceitos com aulas expositivas e práticas. Já o eixo da juventude terá à frente a CASA7, cuja missão é fazer com que eles tenham acesso à melhor mobilização social por meio de exercícios práticos”, explica Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal.
Instituições selecionadas no Edital do Programa de Formação Pedagógica e Programa Jovens Pesquisadores:
1. Associação de Arte e Cultura Periferia Invisível
2. CECCRA Ademir de Almeida Lemos
3. Centro de Educação Popular da Comunidade Nossa Senhora Aparecida
4. Centro de Profissionalização e de Apoio ao Emprego – CEPAE
5. Movimento Cultural da Penha
6. Movimento de Orientação à Criança e ao Adolescente – MOCA
7. Nova União da Arte – NUA
8. Programa Social Gotas de Flor com Amor
9. União Cidade Líder
10. União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região – UNAS