Atividades desenvolvidas em diferentes projetos estimulam conexões entre os jovens

29 de julho de 2009

É fato que o cyberespaço é um universo aberto para que os jovens façam novas amizades, entretanto, apesar de acumularem um número “enorme” de amigos no Orkut, no myspace ou no twitter, o mundo real ainda exige dos jovens muito jogo de cintura para estabelecer laços de convivência, respeitando as diferenças, a identidade e os gostos de cada um. Pensando nisso, os projetos da Fundação Tide Setubal buscam estimular as relações dentro e fora da comunidade.

Um dos exemplos dessas ações foi a gincana que contou com cerca de 60 jovens participantes do Espaço Jovem e Espaço Menina-Mulher, projetos realizados no CDC tide Setubal, no Galpão de Cultura e Cidadania, na Escola Municipal Dom Paulo Rolim e no Instituto Alana. O objetivo foi reunir e promover o contato entre jovens de diferentes locais, porém, com histórias e interesses semelhantes.

Divididos em grupos mistos, os jovens tinham dois desafios. Um deles era deixar a timidez de lado. O outro unir-se aos jovens, até então pouco conhecidos, para vencer as provas da gincana. Todas as diferentes propostas tinham na essência as temáticas trabalhadas nas atividades semanais. Havia a montagem de quebra-cabeça com figuras do aparelho reprodutor feminino e masculino, criação de frases sobre os temas da diversidade e da identidade e por fim um “quiz” com questões sobre sexualidade.

Viviane Hercowitz, coordenadora dos Projetos Espaço Jovem e Espaço Menina-Mulher, conta que as atividades dos projetos são desenvolvidas com ênfase na metodologia participativa. “Como a metodologia utiliza ferramentas que estimulam a convivência eles passam a se conhecer melhor, a falar facilmente sobre si, e aprendem mais porque ouvem os colegas”,.

Para Beatriz Vieira Campos, 14 anos, participar da gincana foi a oportunidade de fazer novos amigos e aprender com eles. “Além da internet, o Espaço Jovem e a escola são os únicos lugares onde me relaciono com outras pessoas. Lá (no Espaço Jovem), ao mesmo tempo em que aprendo eu também posso ensinar, é uma troca”, conclui.

Viviane Hercowitz ainda destaca que a criação de redes é fundamental para o mundo contemporâneo, pois as pessoas têm necessidade de formar grupos nos quais se sintam aceitas, envolvidas por sentimentos de confiança e respeito. “A internet realmente facilita a formação de redes, mas são os encontros presenciais que estabelecem a conexão real”, finaliza.

No esporte – Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, o projeto Clube Escola realizada um trabalho que, além de aproximar o jovem do esporte, estimula a integração entres eles e a conexão com outros espaços de São Paulo. A participação no Circuito Clube Escola de Beach Soccer, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a Federação Paulista de Beach Soccer no CEE da Mooca, é um exemplo recente dessa proposta. O evento contou com atletas da Seleção Brasileira de Beach Soccer, que interagiram com os alunos e ainda explicaram as técnicas para a boa prática do esporte. As atletas da ginástica artística também passaram por esse exercício com uma apresentação no II Torneio de Ginástica Artística do CEU Parque Veredas.

Emerson Tolintino, coordenador de esportes do CDC, destaca a relevância da participação em eventos esportivos. “É um ponto de partida para a troca de experiências, para a sociabilidade, para o respeito aos atletas de outras instituições. Isso reflete na prática diária. Eles ficam menos agressivos uns com os outros, se empenham mais, ficam mais responsáveis”, conclui. No Circuito de Beach Soccer, cerca de 408 atletas, competiram em quatro categorias distintas: Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16. Os jovens do Clube Escola participaram nas categorias Sub-14 e Sub-16 e os dois times chegaram às semifinais do circuito.