Fundação realiza em maio 3° Encontro de Cultura e Sustentabilidade

26 de abril de 2010

A Fundação Tide Setubal realiza em 15 de maio o 3° Encontro de Cultura e Sustentabilidade. A partir das 9 horas do sábado, no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, o público poderá acompanhar e participar do debate O papel das organizações não governamentais e a cultura dos movimentos sociais na apreensão e implementação das políticas públicas.

Para discutir o tema, foram convidados: Silvio Caccia Bava, sociólogo, coordenador geral do Instituto Pólis e editor do jornal Le Monde Diplomatique; Francisco Whitaker, arquiteto, urbanista e membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; e Oded Grajew, integrante Movimento Nossa São Paulo, fundador e presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

O debate será mediado por Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal. Após as explanações, Padre Ticão, integrante do movimento Nossa Zona Leste, fará uma leitura crítica das falas dos convidados. Na sequência, acontece o debate com o público.

O objetivo desta edição, aberta a todos os interessados, é estimular a reflexão sobre o papel das ONGs em relação às políticas, questionando também como as instituições se relacionam com os movimentos sociais. Estarão em debate questões como: há tensão entre ONGs e movimentos sociais? Como se estabelecem essas relações? Há espaço para militância?

“Observamos que hoje há uma fragilidade nos movimentos sociais como propositores de políticas públicas. Alguns foram cooptados por partidos, outros se transformaram em ONG. Há ainda um cansaço para a mobilização e participação social”, comenta Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação.

Disseminação de conhecimento

Segundo Tião, a proposta deste encontro se conecta com o trabalho que a Fundação realiza no território de São Miguel, uma vez que ela busca articular comunidade e poder público para a implementação de políticas públicas em prol da melhoria da região. “Estamos chamando as pessoas para participar do desenvolvimento local”.

O encontro pretende ainda disseminar novos saberes para população de São Miguel. “Procuramos proporcionar reflexões para uma sociedade que muitas vezes está à margem desse conhecimento”, destaca Tião.

A fim de levar o debate a um público maior, a Fundação também organiza uma publicação com o conteúdo de cada encontro, contribuindo, assim, para a formação de uma literatura nesta área. No dia 15 de maio, será lançado o volume Cultura e Sustentabilidade: diálogos para a construção de um projeto de desenvolvimento cultural.

Esta publicação traz a sistematização das reflexões do II Encontro Cultura e Sustentabilidade, ocorrido em 16 de maio de 2009, que contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, sabatinado pela comunidade. Na ocasião, foram debatidas questões como a lógica do repasse de recursos, a necessidade de equipamentos na Zona Leste e a importância da capacitação dos agentes culturais. O volume será distribuído gratuitamente.