Fundação Tide Setubal apoia o Programa Cidades Sustentáveis

30 de agosto de 2011

A Fundação Tide Setubal é uma das apoiadoras do Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br). Ele visa sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma sustentável, integrando aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais.

Lançado em 19 de agosto em São Paulo (SP), é uma realização da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Sociedade civil, poder público e empresas podem aderir à iniciativa de diferentes maneiras: por meio de divulgação de suas propostas, comprometimento com seus princípios e financiamento.

“A sociedade começa a se organizar mais para colaborar com mudanças significativas para a qualidade de vida. Queremos nos integrar a esses movimentos, que podem trazer melhorias para a zona leste como um todo. Além disso, o papel do controle social é também da sociedade civil organizada, que se manifesta por meios desses movimentos. Por isso, consideramos importante aderir ao Cidades Sustentáveis, uma iniciativa em sintonia com nossos valores e objetivos”, destaca Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal.

Desde 2005, a Fundação atua em São Miguel Paulista, na zona leste da capital, desenvolvendo programas e projetos de educação, cultura, esporte, lazer e geração de renda com foco na juventude, na família e na comunidade, buscando diálogo com as políticas públicas. Com base em seu papel político na região, também tem realizado ações de mobilização e articulação, para aproximar poder público e comunidade, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida local.

Influência na agenda pública

A atuação política também é parte do Programa Cidades Sustentáveis. Seus integrantes, parceiros e apoiadores trabalham para influenciar e comprometer os candidatos aos cargos municipais das eleições 2012 a assumirem a Carta Compromisso do Programa. Os eleitos que tenham assinado o documento devem atuar pela promoção do desenvolvimento sustentável em seus municípios e relatar as ações e os avanços neste sentido.

Para incentivar uma agenda concreta para a sustentabilidade, o Programa oferece como ferramenta uma plataforma na qual aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. Relacionados aos eixos, há mais de 300 indicadores. Eles constituem importantes instrumentos para o acompanhamento, pela sociedade, da evolução da melhoria da qualidade de vida na cidade. O Programa disponibiliza ainda um grande banco de boas práticas e referências nacionais e internacionais na construção de cidades sustentáveis, que podem inspirar outras ações pelo Brasil.