Fundação Tide Setubal e Rede Orçamento Mulher organizam curso ‘Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça’
Curso ‘Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça’ acontecerá em Brasília (DF), em fevereiro de 2026; inscreva-se até 19 de dezembro
Estão abertas as inscrições para o curso Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR). A iniciativa, que tem correalização de Fundação Tide Setubal e Rede Orçamento Mulher e apoio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, acontecerá em Brasília (DF), entre 2 e 5 de fevereiro de 2026.
Com carga horária de 20 horas, o curso objetiva fortalecer a promoção da equidade de gênero e raça nas políticas públicas de Unidades Federativas (UFs) e municípios por meio da implementação do OSGR.
A saber, o curso Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR) abordará os seguintes tópicos:
- Introdução: modelos de OSGR, casos internacionais e a questão tributária;
- A construção do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias;
- A construção da Lei Orçamentária Anual;
- Execução orçamentária, prestação de contas e avaliação.
Desse modo, o foco da iniciativa é permitir que as pessoas participantes compreendam os principais aspectos referentes ao OSGR. E, consequentemente, possam auxiliar o poder público a implementá-lo nas UFs e nos municípios.
Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça na prática
O curso Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR) visa capacitar 40 pessoas participantes das atividades que acontecerão em fevereiro de 2026.
Nesse sentido, para assegurar a paridade em âmbitos racial, de gênero e territorial, a organização da iniciativa concederá dez bolsas para participantes. Vale destacar, então, que esse apoio contempla a cobertura de passagem, hospedagem e alimentação para pessoas de fora de Brasília. Assim sendo, a seleção das bolsas priorizará mulheres negras e/ou das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Para além desse critério para a concessão das dez bolsas, a seleção para a participação no curso priorizará profissionais que têm alguma experiência com temáticas referentes ao OSGR.
Sobre as inscrições
As inscrições para o curso Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR) estarão abertas até 19 de dezembro de 2025 (sexta-feira).
Por fim, as pessoas interessadas poderão inscrever-se – fazer o pedido de bolsa caso seja necessário – por meio deste link.
