Galpão de Cultura e Cidadania promove 3ª Mini-jornada da Cidadania em parceria com o CIC Zona Leste

8 de setembro de 2015

No dia 28 de agosto, aconteceu a terceira edição da Mini-jornada da Cidadania no Galpão de Cultura e Cidadania do Jd. Lapenna. Esse ano, além da parceria da Fundação Tide Setubal, a Sociedade Amigos do Jd. Lapenna, o CCA Procedu, o Centro de Integração da Cidadania CIC Leste Encosta Norte, Centro Educacional Infantil Jd. Lapenna I e CEI Jd. Lapenna II e a UBS Jd Lapenna também atuaram no encontro em uma ação articulada em prol do território.

Simone Silveira, assistente do Galpão de Cultura e Cidadania, destaca o trabalho dos parceiros locais. “Contamos com muitos agentes locais para a realização da terceira mini-jornada e o serviço oferecido é de extrema importância para a comunidade. A emissão de documentos sem nenhum custo foi um sucesso, a mini-jornada é mais uma vitória para a comunidade do Jd. Lapenna e região”.

Para José Aparecido Santana, Diretor da CEI Jd. Lapenna I, a parceria com os demais agentes locais fortalece toda a comunidade. “Levamos nossos alunos para tirar foto para a emissão do primeiro RG e convidamos toda a comunidade escolar para participar do evento. Acreditamos que quando a escola se junta com os demais agentes que atuam no bairro ela pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento de toda a comunidade escolar, assim todos trabalhamos juntos para o exercício da cidadania”.

Jaqueline Pereira de Lima, do CCA Procedu Jd.Lapenna, destaca a participação da instituição nessa edição da mini-jornada. “Nós, do Procedu, contribuímos para a emissão da primeira via de RG, é importante disponibilizar esse tipo de serviço gratuitamente, facilitando o acesso dos moradores a esses serviços tão importantes para cada cidadão”.

Durante todo o dia, além da emissão da 1ª via do RG, o público contou com serviços de emissão de 2ª via de certidão de casamento, nascimento e óbito, emissão da carteira de trabalho, corte de cabelo, exames de vista com a Ótica Social e atendimento do programa Recomeço que auxilia famílias de dependentes químicos. Mais de 450 pessoas participaram dessa edição do evento.

Marizete Domingues Cruz mora no Itaim Paulista e participa do Programa Ação Família. Ela aproveitou a mini-jornada da cidadania para colocar a documentação dos filhos e netos em dia. “Viemos tirar o primeiro RG da minha neta, e a segunda via da certidão de nascimento da minha filha. É complicado ir com as crianças no cartório. Normalmente, forma uma fila enorme e são horas de espera. Poder contar com esse tipo de serviço perto de casa e sem tanta burocracia é muito prático Vou aproveitar e passar no exame de vista para arrumar o grau meus óculos”.

Aline Gomes Alves levou o filho Guilherme Gomes de apenas 6 meses para tirar o primeiro RG. “Acho importante tirar a documentação do filho ainda pequeno, assim não preciso andar sempre com a certidão de nascimento que leva um pouco mais de tempo para conseguir uma segunda via, em caso de perda”.

Edvan Camargo e a esposa, Thamires Souza, conseguiram solicitar a segunda via de nascimento da filha, Hellen Camargo, de 4 anos. Para ele, que é morador da região, a mini-jornada ajudou na recuperação do documento, “perdemos a certidão de nascimento da nossa filha durante nossa mudança e aproveitamos para solicitar a nova via hoje. Nem sempre eu tenho folga e não dá tempo de ir ao Poupatempo, contar com o serviço perto de casa é muito bom”.