Equidade racial
Mais do que ser uma das pautas que compõem o debate sobre a construção de uma sociedade mais justa, a equidade racial é um aspecto estruturante e definitivo nesse contexto.
Essa dimensão compõe a definição sobre esse conceito apresentada pela Plataforma Ancestralidades, projeto da Fundação Tide Setubal e do Itaú Cultural que objetiva valorizar os saberes ancestrais afro-brasileiros
Sendo a equidade racial indutora da justiça racial, corrigindo desigualdades históricas, estruturais e sistêmicas, ela é também uma medida sensível às disparidades étnico-raciais no ambiente organizacional.
Nesse sentido, é pertinente e correto considerá-la como um vetor para a criação de ações e projetos específicos para a população negra. Isso porque, como os grupos étnico-raciais submetidos aos níveis mais gritantes de disparidades são justamente os compostos por pessoas negras, ações que tenham enfoque nesse grupo são social e economicamente estruturais.
Equidade racial como bússola
O trabalho da Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades tem a promoção da equidade racial como aspecto estruturante e transversal. Ou seja, as diversas dimensões dessa pauta orientam o desenvolvimento de projetos desenvolvidos pelas áreas e pelos programas de influência. E essa mesma lógica vale para iniciativas que têm apoio da Fundação.
Nesse sentido, uma das dimensões da agenda da Fundação para promover ações com foco na equidade racial diz respeito à influência sobre o campo do Investimento Social Privado (ISP). Um exemplo nesse contexto compreende a Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal. Desenvolvido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão, o material apresenta conceitos, diretrizes e compromissos com foco na promoção da equidade em diversos segmentos.
Pode-se destacar também, então, o trabalho do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso. Com o objetivo de “ampliar a participação de pessoas negras em espaços de decisão e poder”, a sua atuação objetiva alcançar os seguintes resultados:
- Lideranças negras mais preparadas e fortalecidas;
- Instituições de ensino, empresariais e governamentais mais inclusivas em relação à equidade racial;
- Participação do ISP na promoção da equidade racial ampliada e efetivada por meio de ações práticas.
A definição desses resultados teve papel decisivo para a criação da Plataforma Alas. A iniciativa consiste em “um pacto coletivo para acelerar a busca pela equidade racial nas posições de liderança”. Desse modo, o percurso proposto pela iniciativa
Acontece com apoio ao desenvolvimento de lideranças negras por meio de oportunidades de formação e fortalecimento em diferentes momentos da vida.
Por fim, acesse o site da Plataforma Alas para conferir as ações e as estratégias que têm a promoção da equidade racial como objetivo.
