Institucional

Racismo estrutural

O racismo estrutural consiste em modus operandi normalizado dentro do modo como a sociedade se organiza. Desse modo, influencia o modo como se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional”.

Desse modo, ainda que se tente transferir para a esfera individual, deve-se reforçar que manifestações discriminatórias – e criminosas – de cunho particular são consequências de um processo que se transmite para elas “pela tradição”. Ainda, o combate ao racismo estrutural passa também por medidas que repensem sobre mudanças profundas no modo como se organizam relações sociais, políticas e econômicas.

Mudando estruturas

O combate ao racismo estrutural passa, então, pelo desenvolvimento de medidas para englobar todos os segmentos que compõem o tecido social. Isso contempla o modo como se estruturam os sistemas educacional e de Saúde, a segurança pública e políticas habitacionais, por exemplo.

A mesma lógica vale para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para territórios com predominância da população negra e a estruturação do orçamento público. Ao considerar-se o orçamento, apesar de alegada neutralidade, ele segue premissa que retroalimenta desigualdades também em âmbito racial.

Combater o racismo estrutural

Nesse sentido, tais medidas demandam também pela ascensão de pessoas negras para espaços de poder e de decisão nas esferas pública e privada. Para tanto, é necessário apoiar as trajetórias de profissionais com esse perfil sociorracial e demográfico para poderem alcançar tais espaços. Uma iniciativa com esse perfil consiste na Plataforma Alas.

Idealizado pela Fundação Tide Setubal, o projeto objetiva apoiar as trajetórias de lideranças negras em momentos diversos de suas respectivas trajetórias. Assim sendo, algumas ações passam pelo apoio por meio de bolsas de estudos, apoio ao ingresso no mercado de trabalho e suporte para a realização de intercâmbios, cursos de idiomas e pós-graduação.

Confira as ações da Fundação Tide Setubal, por meio de suas áreas e programas de influência, para enfrentar causas e consequências inerentes ao racismo estrutural.

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.