O trabalho de combate às desigualdades sociais passa, obrigatoriamente, pelo combate à desigualdade racial e o apoio à potência de pessoas negras. Desse modo, a Fundação Tide Setubal considera esses aspectos como fundamentais para o desenvolvimento de suas iniciativas voltadas à promoção da equidade.
Como resultado, dentro dessa perspectiva nasce o Edital Traços. Por causa de sua proposta, o projeto tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras. Nesse sentido, o foco é contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.
A quarta edição do Edital Traços, que é realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras, de modo a contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.
Desse modo, esta edição consiste em ampliar o acesso de pessoas negras às oportunidades profissionais dentro da docência no ensino superior. Nesse caso, o projeto incidirá sobre as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, com foco na área das Ciências Econômicas; e Ciências Exatas, com foco em cursos relacionados à Tecnologia.
Sobre as categorias
No caso do segmento de Ciências Sociais Aplicadas, com foco em Ciências Econômicas, os principais temas abordados incluem:
- Teoria Econômica;
- Sistemas Econômicos;
- Teoria e Política de Planejamento Econômico;
- Economia do Bem-Estar Social;
- Economia Urbana;
- Dentre outros temas conforme a classificação das áreas de conhecimento/avaliação da CAPES adotada pelo Ministério da Educação.
No que diz respeito às Ciências Exatas, os principais temas e cursos abrangem:
- Algoritmos;
- Programação;
- Teoria da Computação;
- Sistemas de Informação;
- Engenharia de Software;
- Sistemas para Internet;
- Banco de Dados;
- Tecnologia da Informação;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Jogos Digitais;
- Inteligência Artificial;
- Dentre outros temas conforme a classificação das áreas de conhecimento/avaliação da CAPES adotada pelo Ministério da Educação.
Seleção e fomento
A quarta edição do Edital Traços propõe-se a apoiar financeiramente até 15 pessoas negras com atuação profissional dentro das áreas estipuladas na iniciativa.
O recurso a ser repassado para cada uma delas será de até R$ 15 mil, que poderá ser investido em plano de desenvolvimento composto por atividades formativas, com o objetivo de prepará-las para concorrer em processos seletivos voltados à contratação de docentes em universidades brasileiras.
Assim sendo, os exemplos de cursos e atividades que podem compor o Plano de Desenvolvimento a ser apresentado nesta chamada abrangem:
- Cursos de pós-graduação;
- Realização de intercâmbios;
- Participação em congressos e seminários acadêmicos;
- Cursos de idiomas;
- Cursos de oratória;
- Cursos livres que contribuam para a qualificação do currículo acadêmico;
- Dentre outras atividades que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades e competências e a preparação para atuar no ensino superior como docente.
Cronograma
As inscrições para a quarta edição do Edital Traços estiveram abertas até 30 de maio.
Após este período, o processo seletivo contemplará também duas etapas para análise dos perfis das pessoas candidatas. Por fim, os nomes das pessoas selecionadas serão divulgados na Plataforma Alas e no perfil da Fundação Tide Setubal no Instagram.